Praça Linked, proposta vencedora e assinada por Jessica Thaise Kasmirski, da UFPR (Imagem: autora / divulgação)

Estudante da UFPR vence concurso regional de arquitetura

Promovido por Atelier 1901 e Linked, o certame selecionou o projeto 'Praça Linked', a ser executado como parte integrante da área externa que conecta os empreendimentos Linked Paiol I e Linked Paiol II, em Curitiba

Jessica Thaise Kasmirski, estudante do nono período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), conquistou o primeiro lugar na ‘Maratona Criativa 1901 | Linked’, concurso regional exclusivo a alunos da graduação de Arquitetura e Urbanismo da região Sul do Brasil, promovido pelos Atelier 1901 e Linked, ambos sediados em Curitiba. O projeto intitulado ‘Praça Linked’ foi o vencedor entre 12 finalistas ao propor um espaço de convivência entre moradores do Linked Paiol II e integrar um dos ambientes da área externa do novo empreendimento, conectando-o ao Linked Paiol I, edifício já finalizado no bairro Rebouças da capital paranaense.

De forma precisa, o projeto conseguiu captar a essência dos nossos empreendimentos, criando formas de relacionar não só moradores de um Linked, mas com ambos edifícios”, revela Ari Stechman Neto, CEO do Linked sobre a proposta da Praça Linked.

Para Jessica, o desenvolvimento do projeto partiu da concepção original do Linked, podendo contribuir de forma positiva com os propósitos do empreendimento. “A escolha de integração entre os dois edifícios não havia sido revelada inicialmente, mas se confirmou como uma opção acertada para a proposta”, conta ela que, além de ter considerado muito importantes as etapas de assessoria e mentoria com outros arquitetos realizadas durante a maratona criativa, acredita que o resultado a ajudará nos primeiros passos da carreira. “Tanto o apoio e colaboração do Atelier 1901 na primeira etapa, como a mentoria com a arquiteta Talita Nogueira na segunda, foram essenciais para o desenvolvimento do projeto. Acredito que, com a proposta executada e como incubada do Atelier 1901, poderei ter suporte para o meu início de carreira”, conclui.

 

 

Além de ser executado, o projeto recebeu o prêmio de R$ 3,5 mil e a vencedora um contrato de incubação com o Atelier 1901, que dá direito a participar das atividades de capacitação e mentoria promovida pelo Atelier. Neste sentido, as propostas que ocupam segundo e terceiro lugares, respectivamente enviadas por PUCPR e UFFPR, também garantiram contratos de incubação com a empresa.

De acordo com Ismael Gustavo Zanardini, idealizador do Atelier 1901 e do concurso, “esta perspectiva foi muito importante, trazer para o empreendimento visões de clientes potenciais. Mas a experiência do concurso foi muito enriquecedora, tanto para os participantes, como para o Linked e também para o Atelier 1901, que receberá os primeiros colocados para um processo de incubação, com o objetivo de poderem desenvolver suas futuras carreiras na incubadora”, diz.

 

 

Além dos estudantes das referidas três universidades de Curitiba, estiveram entre os finalistas alunos de outras instituições de ensino superior da capital paranaense (como FAE e UNIBRASIL) e, também, do Rio Grande do Sul (PUCRS e UNISC/RS). Ao todo, 105 estudantes matriculados em várias instituições do Sul do país participaram do concurso que trouxe uma metodologia diferenciada, incluindo não somente imersões no projeto do empreendimento e entorno, mas também mentorias e consultorias de fornecedores patrocinadores e outros escritórios de arquitetura de Curitiba.

Vamos utilizar esse formato para os demais Linkeds. Foi bastante interessante e animador perceber que a proposta do Linked foi compreendida por todos os participantes do concurso, com soluções muito originais nos projetos apresentados. Infelizmente, somente um projeto tinha de ser escolhido, mas todos os participantes estão de parabéns pelos seus trabalhos. O resultado foi incrível e revelou o talento desses futuros profissionais de arquitetura”, comenta Neto.

Sabe-se que a divulgação do projeto vencedor aconteceu na última quinta-feira, dia 3 de dezembro, em live transmitida pelo canal do Atelier 1901 no YouTube. A transmissão com a apresentação dos 12 projetos finalistas pode ser conferida no link.