Estão abertas as indicações aos prêmios FNA

Sindicatos de arquitetos e urbanistas e entidades da área de todo o Brasil tem até 28 de setembro para apontarem suas escolhas

(Imagem: reprodução FNA | Evgeny Sergeev | Getty Images iStockphoto)

O 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020, ambos promovidos pela Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), recebem indicações de sindicatos de arquitetos e urbanistas e entidades da área de todo o território nacional até o próximo 28 de setembro.

O 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano premiará um (1) profissional ou iniciativa que tenha se destacado ao longo do ano em atividades vinculadas ao aperfeiçoamento, fortalecimento e reconhecimento da função social da profissão. Neste prêmio, apenas sindicatos de arquitetos e urbanistas poderão fazer indicações de profissionais ou ações vinculadas ao setor público, privado ou terceiro setor e em todas as áreas de atuação profissional, mediante inscrições no site.

De acordo com a arquiteta e urbanista Valeska Peres Pinto, integrante do Conselho Consultivo da FNA e do Conselho Curador responsável pela avaliação dos trabalhos inscritos, diversos aspectos serão analisados nas indicações, como a relevância da obra ou do conjunto da obra, os impactos nas áreas científica, política, social e tecnológica, além do alcance social e comunitário. Segundo a presidente da FNA, Eleonora Mascia:

Com esta premiação, buscamos reconhecer iniciativas na área da Arquitetura e Urbanismo que promovam melhorias para a sociedade e que contribuam para o fortalecimento da profissão”.

Já em relação à 3ª edição do Prêmio FNA, criado em 2018, serão escolhidos três (3) trabalhos que destaquem pessoas, organizações, eventos ou obras de profissionais, arquitetos e urbanistas, bem como de outras áreas de todo o Brasil, cujas ações estejam alinhadas com a entidade. Diferentemente do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, as indicações para o Prêmio FNA poderão ser feitas por sindicatos, entidades profissionais e entidades parceiras da pauta de atuação da FNA, pelo link.

O prazo final para o registro das indicações em ambos os prêmios será no dia 28 de setembro de 2020, e a escolha dos vencedores ocorrerá no dia 13 de outubro, em reunião do Conselho Curador da FNA, formado pela presidente da FNA, Eleonora Mascia, e pelos ex-presidentes Newton Burmeister (1986-1988), Orlando Carielo (1988-1989), Valeska Peres Pinto (1989-1995), Kelson Senra (1995-1998), Eduardo Bimbi (1998-2003), Ângelo Arruda (2004-2010), Jeferson Salazar (2010-2016) e Cícero Alvarez (2017-2019).

As indicações devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário eletrônico também disponibilizado no site da FNA. O Conselho Curador analisará o preenchimento adequado do formulário e confirmará o recebimento da indicação até o dia 5 de outubro de 2020. No site da instituição também constam os regulamentos para o 15° Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano e Prêmio FNA 2020.

A consagração dos vencedores ocorrerá durante o 44° Encontro Nacional de Sindicatos de Arquitetos e Urbanistas (ENSA) que, neste ano, será realizado em formato digital, contemplando diversos conteúdos e debates, que tradicionalmente fazem parte do evento. O período de realização do ENSA-Digital será de 1 a 6 de dezembro de 2020.

Cronograma

28/9 prazo para recebimento das indicações
05/10 prazo de análise da conformidade dos formulação e confirmação das inscrições das candidaturas aos prêmios
13/10 reunião do Conselho Curador para escolha do Profissional ou equipe laureada e data da divulgação do Profissional ou equipe escolhido
1 a 06/12 entrega dos prêmios aos vencedores durante o 44° ENSA – Digital