Espaços públicos do Rio ganham mictório gratuito e sem paredes

A prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou nesta segunda-feira, dia 25 de fevereiro, o primeiro de uma série de mictórios públicos que devem ocupar praças, esquinas e calçada da cidade durante os próximos anos.

Chamado “UFA!”, sigla para Unidade Fornecedora de Alívio, o mictório montado na entrada da estação ferroviária Central do Brasil, no centro da cidade, custa 19 mil reais e conta com uma mureta de aço inox fechada nas laterais, além de conexão à rede de esgoto.

O diferencial, além da ausência de pia, é a falta de paredes traseiras. Isso significa que os usuários, além de não poder lavar as mãos, ficarão de costas para os transeuntes.

A responsável pelo projeto de arquitetura e design é a equipe da Secretaria Municipal de Conservação. Eles garantem o sucesso do empreendimento porque, além de gratuito, ele terá uma válvula que impede o refluxo dos gases presentes nas galerias de esgoto.

De acordo com a prefeitura carioca, a UFA! atende a um apelo do cartunista Ziraldo, que durante coletiva de imprensa sobre o carnaval, pediu à Prefeitura que resolvesse o problema do odor de urina que toma a cidade durante os festejos.