Eslovênia inaugura centro cultural que remete a um disco voador

Há dois anos, Arcoweb divulgou o projeto de um centro de cultura dedicado à tecnologia, em construção em uma pequena cidade da Eslovênia, país europeu entre a Itália e a Croácia. O edifício finalmente está concluído e já é considerado um ícone da arquitetura local, graças à sua volumetria que remete à forma de um disco voador.

Denominado Centro Cultural das Tecnologias Espaciais Europeias – que, em esloveno torna-se a sigla KSEVT – tem projeto de um time de arquitetos composto por Bevk Perovic, Dekleva Gregori, OFIS e SADAR + VUGA. O local escolhido para a construção é Vitanje, um pitoresco vilarejo onde nasceu Herman Potocnik Noordung, pioneiro europeu da engenharia aeroespacial.

O contraste entre o antigo do entorno e o novo do centro cultural impressiona. Com três andares, o edifício funciona ao redor de um core central rodeado por rampas circulares que distribuem os visitantes pelas salas de exibição.

Na cobertura, onde os revestimentos metálicos dos volumes cilíndricos se encontram, um imenso terraço serve como mirante para o entorno, e como espaço para atividades e exposições externas, além de leitura.

LEIA MAIS
Concebido como uma estação espacial, observatório na Eslovênia abrirá em 2011
Adriana Sansão, Celso Rayol e Cláudia Miranda: Museu Aeroespacial da Embraer, Rio de Janeiro
Frank Gehry e Asymptote: Arquitetura digital