Escorregadores, redes, mesas de sinuca e almofadas parecem ser elementos indispensáveis na decoração dos escritórios do Google, eleito – consecutivas vezes – a melhor empresa do mundo para se trabalhar.
De acordo com a gigante da internet, todos os escritórios de arquitetura responsáveis pelos projetos de interiores de suas sedes, ao redor do mundo, tem uma única e “simples” missão: “criar o mais alegre e produtivo ambiente de trabalho do planeta”.
Em Amsterdã, os arquitetos do D/DOCK buscaram inspiração na histórica cultura local e nos divertidos padrões visuais espalhados pela cidade. Os tradicionais stroopwafels holandeses – pequenos doces recheados com calda – são homenageados nos tetos do escritório.
Girando em torno da miscelânea cultural da cidade, a de Nova York conta com mapas da rede de metrô espalhados pelas paredes, além de grafites, hidrantes e até uma sala de conferências decorada como um típico apartamento novaiorquino, com tijolos expostos e fotos de família penduradas. Motos transportam os mais de 3 mil funcionários dentro do edifício, que permite a entrada de cachorros.
Diversas espécies de plantas nativas dão o tom ao escritório de Dublin, em contraste com o escritório londrino, que abriga salas futuristas e espaços clássicos, inspirados na tradição inglesa.
Em parceria com os escritórios Setter Architects e Studio Yaron Tal, os arquitetos do Camenzind Evolution desenvolveram a sede do Google em Tel Aviv, com uma sala feita de Lego e um terraço com vista para o mar Mediterrâneo. Suspensas, poltronas ovais dialogam com papéis de parede floridos, azulejos decorados e escorregadores entre oito andares.
O escritório de Pittsburgh, Estados Unidos, ficou famoso por sua rede de segurança, que paira sobre as baias de trabalho, onde os funcionários podem descansar entre almofadas. Do outro lado do Atlântico, em Zurique, Suíça, os empregados se deslocam de uma sala repleta de videogames para a outra por canos de bombeiro e, claro, escorregadores.
Batizada de “Googleplex”, a sede global da gigante da internet, em Mountain View, incorpora o espírito californiano, onde bicicletas e motos também ajudam no descolamento, ao longo do complexo de mais de 185 mil metros quadrados, que engloba pistas de boliche, paredes de escalada, quadra de vólei de praia, além de ambientes de trabalho para duas mil pessoas.