Edificio E (Foto: Cristobal Palma)
O escritório com sede em Lima, Peru, Barclay & Crousse Architecture venceu o Mies Crown Hall Americas Prize 2018 (MCHAP 2018) com o Edificio E, que sedia a Universidade de Piura. O anúncio foi feito na última quarta-feira, 10 de outubro, em cerimônia no S. R. Crown Hall, situado no Instituto de Tecnologia de Illinois (IIT), em Chicago, EUA.
Sandra Barclay e Jean Pierre Crousse, titulares do Barclay & Crousse Architecture, receberão 50 mil dólares para financiar pesquisas e desenvolver uma publicação, bem como uma cadeira de arquitetura do MCHAP no IIT.
Segundo o júri, o projeto vencedor é um trabalho arquitetônico de extraordinária inteligência e sensibilidade. Fornece um elemento de suavidade em uma savana severa e incentiva a interação social intensa entre os estudantes da Universidade de Piura.
O Edificio E concorria ao título de melhor projeto construído nas Américas entre janeiro de 2016 e dezembro de 2017 com outros cinco finalistas: IMS Paulista, de Andrade Morettin Arquitetos; e Sesc 24 de Maio, de Paulo Mendes da Rocha e MMBB Arquitetos – ambos de São Paulo; Museu Smithsonian de História e Cultura Afro-americana, de Freelon Adjaye Bond e Smith Group (Washington, EUA); True North, de Edwin Chan / EC3 (Detroit, EUA); e Centro Cultural Teopanzolco, de Productora e Isaac Broid (Cuernavaca, México).
O Mies Crown Hall Americas Prize (MCHAP) é promovido bienalmente pela Universidade de Arquitetura do Instituto de Tecnologia de Illinois. Herzog & de Meuron, com o 1111 Lincoln Road, em Miami, EUA (2014); Álvaro Siza, com a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre (2014); e SANAA, com Grace Farms, em New Canaan, EUA (2016) são vencedores das edições anteriores.