Escola da Cidade promove curso gratuito Arquiteturas do Sul Global

Organizado por Marco Artigas e Pedro Vada, o eixo temático discorre sobre a produção arquitetônica de países do terceiro mundo e emergentes

Com início no próximo dia 19 de setembro, o curso Arquiteturas do Sul Global é mais uma iniciativa da Escola da Cidade em discutir a produção arquitetônica contemporânea sobre novos olhares, fundamentalmente contra-hegemônicos. Dessa vez, o foco será a atuação de arquitetas e arquitetos de países do Sul Global (terceiro mundo e em desenvolvimento), seus repertórios e o debate sobre o que e como estão construindo nesses países.

A ideia desses encontros é ter uma conversa mais direta sobre as questões colocadas por diversos territórios, sociedades e culturas, explorando com maiores detalhes o processo e as decisões tomadas em cada projeto, com documentações detalhadas, abordando assim reflexões estruturais e temas urgentes.

Serão oito encontros abertos e independentes oferecidos a quem possa interessar, todos aos sábados, das 10h às 11h30, e transmitidos via canal da Escola no YouTube – motivo pelo qual não será oferecido certificado de conclusão. A ministração das aulas estará à cargo dos arquitetos Marco Artigas e Pedro Vada, ambos organizadores do curso e mediadores de conversas travadas com arquitetos e arquitetas convidados, que sempre serão incentivados a uma reflexão sobre sua própria produção, apresentando dois projetos (um construído e outro não). O papel de Artigas e Vada consistirá em tensionar tais reflexões para que se possa discutir efetivamente questões comuns e singulares de cada contexto. Ainda, a proposta do curso assegura encontros balizados por igualdade de gêneros, raças e contextos territoriais.

Contando com o Arquiteturas do Sul Global, serão 23 novos cursos livres oferecidos pela Escola, cujas informações constam no site oficial da instituição. Participe!

Arquiteturas do Sul Global
Local
canal Escola da Cidade (YouTube)
Datas 19/9 | 3, 17 e 31/10 | 14, 21 e 28/11 | 12/12
Horários sábados, das 10h às 11h30
Carga horária 12 horas – 8 aulas de 1h30
Valor gratuito
Inscrições aulas abertas e independentes
Dúvidas e informações [email protected]

Sobre os organizadores

Marco Artigas é formado pela Escola da Cidade (2006), pós-graduado pela Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona-2009) e pela Escola da Cidade (2017). Trabalhou no escritório Piratininga Arquitetos Associados (2010-14) com projetos em colaboração com Paulo Mendes da Rocha, no escritório Josep Ferrando Architecture (Barcelona-2007-09) e participou de pesquisa no Centro de Tecnologia da Rede Sarah (Salvador/BA-2006), com João Filgueiras Lima (Lelé). Foi Professor Assistente da disciplina de Projeto na Escola da Cidade (2011-12). Organizou o centenário de Vilanova Artigas (2015). Atualmente ministra o curso livre Arquitetura Paulistana, é conselheiro do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-SP) e trabalha no seu próprio escritório, Estúdio Artigas, desenvolvendo projetos de arquitetura e urbanismo.

Pedro Vada é arquiteto e urbanista pela Escola da Cidade (2008) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAU-USP onde analisa abordagens contemporâneas da complexidade urbana. É atualmente professor na sequência de Urbanismo da Escola da Cidade, e lecionou na Estácio de Sá, Faculdade das Américas e no programa de pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESP). Foi editor de 3 projetos, durante 6 anos, no site ArchDaily e em suas plataformas, Diretor do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB-SP (gestão 2017-2019), parte da comissão organizadora da 12ª Bienal de Arquitetura de São Paulo, júri convidado de diversos concursos e prêmios. Atualmente desenvolve pesquisas e projetos urbanos para diversas entidades, destacando o Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza (2018), as Prefeituras de São Paulo, São Bernardo do Campo e São José dos Campos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), Sabesp e Sesc.