Escola da Cidade e WMF Martins Fontes lançam ‘Futuros em gestação: cidade, política e pandemia’

Publicação organizada por Guilherme Wisnik e Tuca Vieira reúne dezoito conversas realizadas no Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea em 2020

A Escola da Cidade e a WMF Martins Fontes realizam no próximo 17 de agosto, quarta-feira, às 18h, o lançamento do livro ‘Futuros em gestação: cidade, política e pandemia’. A publicação é um registro de dezoito conversas do Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea ao longo de 2020. Organizado por Guilherme Wisnik e Tuca Vieira, o livro propõe, através dos diálogos com os diversos convidados, reflexões potentes para um mundo em crise. Além dos organizadores, a arquiteta e urbanista Raquel Rolnik estará presente no lançamento.

O Seminário de Cultura e Realidade Contemporânea é uma atividade aberta ao público que integra o currículo da graduação em Arquitetura e Urbanismo da EC. Realizado há 20 anos, caracteriza-se por debates coordenados por professores da faculdade, trazendo aos estudantes temas relacionados a desafios contemporâneos, construindo saberes amplos e integrados. Desde 2002, a atividade já recebeu mais de 800 convidados.

Em 2020, pela primeira vez, a Escola convidou um curador externo, pelo período de um ano, para conduzir as conversas: Guilherme Wisnik, arquiteto e escritor, ex-professor da Escola da Cidade e professor da FAU-USP, foi chamado a pensar o momento de crise pandêmica e política, assessorado pela professora Beatriz Vanzolini. Este ciclo do seminário ocorreu no ano em que todas as atividades pedagógicas passaram a ser virtuais e, com isso, o alcance do evento se ampliou enormemente.

Os convidados-autores presentes no livro ‘Futuros em gestação: cidade, política e pandemia’ são: Ana Luiza Nobre, Bianca Santana, Fernando Haddad, Francisco Bosco, Guilherme Boulos, Laura Carvalho, Luiz Antonio Simas, Michael Wesely, Nuno Ramos, Paola Berenstein Jacques, Patrícia Campos Mello, Raquel Rolnik, Renato Noguera, Ronaldo Lemos, Tainá de Paula, Thiago Benucci, Tiaraju Pablo D’Andrea e Vladimir Safatle. O livro conta ainda com ensaio fotográfico inédito de Tuca Vieira, realizado em São Paulo durante a pandemia de covid-19.

 

Lançamento do livro ‘Futuros em gestação: cidade, política e pandemia’
Local
 Aliança Francesa
Endereço Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Data 17 de agosto de 2022, quarta-feira
Horário 18h
Convidados mesa de autógrafos e conversa com Guilherme Wisnik (org.), Raquel Rolnik e Tuca Vieira (org.)
Entrada gratuita

 

Sobre os organizadores

Guilherme Wisnik é arquiteto e professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. É autor de diversos livros, como Dentro do nevoeiro: arte, arquitetura e tecnologia contemporâneas (Ubu, 2018), foi curador de projetos e exposições, como 10ª Bienal de Arquitetura de São Paulo (Instituto de Arquitetos do Brasil, 2013), e foi colunista do jornal Folha de S. Paulo (2006-07 e 2016).

Tuca Vieira é fotógrafo e doutorando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo e doutorando em Sociologia e Antropologia Política pela Universidade de Lyon-Saint-Étienne. É colaborador das revistas Piauí, Quatro Cinco Um e Zum e autor dos livros Salto no Escuro – leituras do espaço contemporâneo (Hedra/N-1, 2021) e Atlas Fotográfico da cidade de São Paulo (Museu da cidade, 2020; Prêmio Jabuti 2021).

 

Sobre a editora Escola da Cidade

A Editora Escola da Cidade surgiu em 2010 como uma nova ferramenta de divulgação e circulação da produção acadêmica da Escola da Cidade, contribuindo para a construção de um repertório arquitetônico coletivo e para a discussão sobre a vida urbana e as cidades contemporâneas. Desde então, a prática da Editora envolveu a colaboração de professores, alunos e ex-alunos da faculdade. A partir de 2017, formou-se o Núcleo de Design que passou a criar os projetos gráficos das publicações. Seus títulos estão disponíveis na loja virtual da Editora, bem como nas principais livrarias brasileiras.