Eric Owen Moss conquista Prêmio AIA Vinte e Cinco Anos

A honraria exalta o projeto Conjuntive Points - The New City, assinado por Moss e implantado na Califórnia (EUA) desde 1988

Semitaur Tower, Hayden Tract, CA (Foto: Cortesia Eric Owen Moss e Tom Bonner Photography)

 

A edição de 2020 do Prêmio Vinte e Cinco Anos do Instituto Americano dos Arquitetos (Twenty-five Year Award of The American Institute of Architects – AIA) foi concedido ao projeto Pontos Conjuntivos – A Nova Cidade (Conjuntive Points – The New City), assinado pelo arquiteto estadunidense Eric Owen Moss e implantado no distrito Hayden Tract, na Califórnia (EUA), desde 1988.

O prêmio, cuja primeira edição data em 1969, é destinado a edifícios que estabeleceram precedentes positivos num espaço de 25 a 35 anos desde o momento de sua construção, demonstrando continuar a definir padrões de excelência relacionados tanto à própria edificação quanto ao seu entorno. Neste caso, a proposta Pontos Conjuntivos – A Nova Cidade iniciou em 1986 transformando antigos galpões e armazéns de uma área industrial de Hayden Tract para rejuvenescimento e reintegração ao tecido urbano a partir do conceito de apropriação identitária pelos moradores locais e consequente expansão econômica do distrito.

A primeira implantação feita em 1988, no 8522 National Boulevard, estabeleceu o precedente arquitetônico e organizacional do projeto. O processo, que incluiu a colaboração dos incorporadores Frederick e Laurie Samitaur Smith ao adquirirem edifícios na área durante três décadas, permitiu que a identidade arquitetônica local permanecesse e, a partir dessa primeira intervenção de retrofit, o masterplan teve prosseguimento segundo sua estruturação em 30 projetos pontuais, muitos dos quais foram concluídos em 1994.

Hoje o resultado da proposta figura a atração de startups criativas e amplia o interesse de grandes empresas, tornando o distrito um dos centros corporativos mais proeminentes nos perímetros de Los Angeles. Estão em destaque os edifícios Umbrella, Beehive, Pterodactyl, Semitaur Tower e outros.

De acordo com os apontamentos do júri dessa edição, o projeto de Owen Moss:

Estabeleceu padrões contemporâneos para reutilização adaptativa, lançou o conceito de espaço de escritório criativo e posicionou a arquitetura como um método para descobrir novas oportunidades sociais e cívicas”.

 

 

Saiba mais em Twenty-five Year Award AIA.