© Foto Elisabete França via UniBrasil

Episódio ECOAR.Q discute urbanização de favelas com Elisabete França

A conversa abordou processos de intervenções urbanísticas e estruturação de pesquisas para desenvolvimento social nas favelas e comunidades brasileiras

Está no ar mais um episódio do podcast “ECOAR.Q – A arquitetura falada”, desta vez com a convidada Elisabete França, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Secretária Municipal de Mobilidade e Transporte da Cidade de São Paulo até dezembro de 2020, ex-Diretora de Planejamento e Projetos da CDHU, ex-Secretária de Habitação de São Paulo. O assunto pautado foi a “Moradia popular e as favelas de São Paulo e do Brasil”.

Na conversa a arquiteta e urbanista detalha a atuação de gestores públicos e os trabalhos de análise e estruturação de propostas de intervenção urbanística nas comunidades realizados em sua gestão, ressaltando muitos dos bons projetos urbanos já aplicados no Brasil, bem como seus infelizes descontínuos decorrentes das trocas de gestões municipais.

Durante o encontro, ainda reforça sobre a necessidade de combater a estigmatização das favelas como locais de violência e crimes, forma de visão que afeta diretamente aqueles que encontram nas comunidades espaço para estabelecerem suas moradias.

Criado pelo arquiteto Marcelo Macedo, titular do Studio MEMM, o podcast “ECOAR.Q – A arquitetura falada” tem como objetivo registrar as discussões atuais da arquitetura e do urbanismo, trazendo especialistas interlocutores multidisciplinares. Sabe-se que a iniciativa derivou do livro “Últimos Escritos e o Infinito da arquitetura”, cujo propósito assemelha-se ao do próprio podcast: registrar debates de arquitetura, instigar o pensamento sobre a disciplina, questionando os padrões do presente para buscar o futuro do setor.

Marcelo Macedo é Arquiteto Urbanista pela FAU-Mack (2011) e Mestre de Arquitetura Avançada pela Columbia University (2016). Após experiências em arquitetura em São Paulo, Paris e Nova Iorque, em 2018 inicia o Studio MEMM. Trabalhou aproximadamente três anos na Metro Arquitetos na elaboração de projetos culturais, educacionais, residenciais e urbanos, onde também teve a oportunidade de colaborar com Paulo Mendes da Rocha e OMA, fruto de parcerias firmadas com o escritório.

A programação do ECOAR.Q segue sendo divulgada pelo Instagram do Studio MEMM, assim como pelas redes sociais dos colaboradores.

 

Confira o episódio!

Spotify

Google Podcasts