Energia solar fotovoltaica atinge marca histórica no Brasil

Segundo dados da Absolar, o país atingiu em dezembro 150 MW de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica

Foto: Reprodução

 

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) divulgou neste mês de dezembro que o Brasil atingiu a marca histórica de 150 MW de potência instalada acumulada em sistemas de microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica instalados em residências, comércios, indústrias, edifícios públicos e na zona rural. 

A energia solar fotovoltaica representa 75,5% do total da potência instalada da microgeração e minigeração distribuída, que em dezembro chegou a 200 MW. 

Segundo a associação, a fonte solar fotovoltaica, baseada na conversão direta da radiação solar em energia elétrica de forma renovável, limpa e sustentável, lidera o segmento de microgeração e minigeração distribuída, com 99% das instalações do país.

Desde 2012, os investimentos já somam mais de R$ 1,33 bilhão, distribuídos por todas as regiões do Brasil. São 18.214 sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede, trazendo, de acordo com dados da Absolar, economia e engajamento ambiental a 20.518 unidades consumidoras.

Atualmente, os consumidores residenciais lideram o uso da energia solar fotovoltaica (42% da potência instalada), seguidos por empresas dos setores de comércio e serviços (39%), indústrias (9%), sistemas localizados na zona rural (5%), edificações e serviços do poder público (5%). 

Para a Absolar, o crescimento da microgeração e minigeração distribuída solar fotovoltaica foi impulsionado por três fatores principais: a redução de mais de 75% do preço dessa energia nos últimos dez anos; o aumento de mais de 50% do preço da energia elétrica nos últimos dois anos; e o aumento no protagonismo e na consciência e responsabilidade socioambiental dos consumidores.