Em SP, Casa Bandeirista do Itaim vira instituto

Na zona oeste da capital paulista, a construção erguida no período colonial transformou-se em um instituto voltado à valorização da cultura e do patrimônio histórico brasileiro

Com apoio da iniciativa privada, o Instituto Casa Bandeirista pretende se consolidar como um centro de referência histórica e cultural para o bairro onde está instalado, o Itaim Bibi, e toda a cidade.

Parte do patrimônio histórico, a edificação passa, desse modo, a receber ações culturais e inclusivas organizadas em quatro ciclos temáticos: meio ambiente, artes, convivência e tecnologia. A ideia é que o público possa participar de uma série de atividades dentro da casa, tais como exposições, oficinas, debates, palestras, visitas guiadas, experiências de marca e eventos ao ar livre.

“O Instituto Casa Bandeirista surge como capítulo final do projeto de restauração da Casa Bandeirista do Itaim Bibi, pensado para integrar o tradicional ao moderno, o rústico ao tecnológico, o novo ao antigo. Com isso, concretizamos nosso objetivo de oferecer cultura e arte em forma de gentileza urbana para o dia a dia do paulistano que frequenta a região”, afirma Flavio Engel, diretor executivo do ICB.

Localizada em uma importante artéria viária e comercial da capital, dentro do complexo do edifício Pátio Victor Malzoni, a Casa Bandeirista também pode ser visitada gratuitamente. O percurso permite conhecer a construção feita com grossas paredes de taipa de pilão, que carrega séculos de história (é datada do século 18) e obedece ao partido bandeirista, típico de construções residenciais rurais da época. Com a restauração, tornou-se possível distinguir trechos maciços de taipa original cobertos com “reboco carioca”, usado no Brasil desde 1600. Já as partes recompostas em solo-cimento foram finalizadas com massa lisa a fim de evidenciar a intervenção. Na pintura, cal branca.

Internamente, encontra-se ainda uma capela preservada onde despontam trechos mantidos sem acabamento, para o público ver a composição das divisórias, e uma linha do tempo, além de curiosidades sobre a história da construção. No entorno, fonte, ruínas e piso português seguem em processo de restauração.

O imóvel é um dos 12 pertencentes ao estilo sertanista que resistiu ao desenvolvimento de São Paulo e destaca-se em meio ao edifício contemporâneo, assinado por Botti Rubin Arquitetos.

Casa Bandeirista do Itaim
Local 1º Pavimento do Condomínio Pátio Victor Malzoni
Endereço Av. Brigadeiro Faria Lima, 3477, Itaim Bibi, São Paulo, SP
Funcionamento das 09h às 18h, de segunda a sexta-feira; sábado, das 10h às 15h; fechado aos domingos e feriados
Entrada gratuita