© Via Momonoki

Em louvor da sombra: tensões entre tradição e modernidade na arquitetura japonesa

Oferecido pela Momonoki, plataforma de conteúdos especializada na cultura nipônica, o curso inaugura a primeira turma neste mês de novembro e propõe debates, sob a perspectiva arquitetônica, do aclamado "Em louvor da sombra" (1933), de Jun'ichiro Tanizaki. Em parceria com a PROJETO, disponibiliza cupom de desconto exclusivo aos leitores da revista para participarem do referido curso!

Com início no próximo 16 de novembro, o curso intitulado ‘Em louvor da sombra: tensões entre tradição e modernidade na arquitetura japonesa’ propõe leitura comentada do aclamado ensaio “Em louvor da sombra” (1933), de Jun’ichiro Tanizaki (1886-1965), a partir de perspectiva arquitetônica.

Sabe-se que no ensaio, contrariando a valorização da luz moderna ocidental que chegava ao país, Tanizaki afirma que é a sombra, elemento central da tradição japonesa, que ressaltaria a beleza das coisas. Curiosamente, era também grande admirador da modernização em curso, evidenciando a complexidade do momento. Assim, a partir de trechos do ensaio, propõe-se uma aproximação das questões estéticas descritas pelo autor que passam pela discussão da arquitetura tradicional e moderna japonesa.

A narrativa literária do autor nos permite compreender algumas das transformações culturais que aconteciam com a modernização do Japão a partir da segunda metade do século XIX”, aponta o descritivo.

 

Com mais duas aulas sequenciais – 23 e 30 de novembro -, sempre às terças-feiras, das 20h às 22h, a proposta é oferecida pela plataforma Momonoki, especializada em conteúdos sobre a cultura nipônica, e será ministrada por Marina Lacerda, arquiteta e pesquisadora com mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito pela UNICAMP (2019). Ainda, o curso é destinado a pessoas interessadas em cultura e arquitetura japonesa de forma geral, excluindo a obrigatoriedade de ter lido o ensaio. Além disso, nos dias 17, 24 de novembro e 1º de dezembro de 2021, das 8h às 10h, o mesmo conteúdo é oferecido no horário do Japão.

Vale lembrar que, em parceria com a PROJETO, ao valor do curso aplica-se 10% de desconto destinado aos leitores da revista, utilizando o cupom revprojeto10. Não perca!

 

Programação

 

Aula 1
Data
16 de novembro de 2021
Horário 20h às 22h

Conteúdo
Sobre o autor: o brilho de Jun’ichiro Tanizaki (1886-1965);
Sobre a obra: louvor ou ironia?;
Sobre o momento histórico: breve panorama da Era Meiji (1868-1912), Era Taisho (1912-1926) e Era Showa (1926-1989)

 

Aula 2
Data 23 de novembro de 2021
Horário 20h às 22h

Conteúdo
Modos de habitar: aspectos da vida cotidiana japonesa e o encontro com o mundo moderno – diálogos com o arquiteto Wajiro Kon (1888-1973);
Modos de fazer: embates entre a opacidade e a transparência

 

Aula 3
Data
30 de novembro de 2021
Horário 20h às 22h

Conteúdo
Caminhando pela penumbra: a construção da identidade moderna japonesa;
Reflexões a partir de obras arquitetônicas tradicionais e modernas

 

 


Comunicadora formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM-SP), com pós-graduação em Estudos Culturais pela Universidade Paul Valéry, de Montpellier, na França, Piti Koshimura vem compartilhando um olhar contemporâneo sobre o Japão em seu blog, podcast e redes sociais desde 2016. Atenta em criar conteúdos embasados em pesquisa, sua missão é promover um maior entendimento sobre o país de seus antepassados. Além de coordenar a plataforma Momonoki, dedica-se a projetos de conteúdo cultural, pesquisa, consultoria e turismo.

 


Marina Lacerda
é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009), possui Especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (2015) e Mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito pela Universidade de Campinas – UNICAMP (2019). É docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estácio de Sá (SP) e integrante da equipe editorial das revistas científicas da Escola da Cidade. Pesquisa e ministra cursos sobre os temas Diagramas na Teoria e no Projeto de Arquitetura, Processos e Análise de Projeto de Arquitetura, Arquitetura Contemporânea e Arquitetura Japonesa.

 

Mais informações sobre o curso e inscrições

www.momonoki.byinti.com