Em livro, Marina Grinover analisa obra escrita de Lina Bo Bardi

“Uma ideia de arquitetura – escritos de Lina Bo Bardi” será lançado no dia 20 de outubro, no Museu da Casa Brasileira, em São Paulo

Croqui Lina Bo Bardi (Imagem: divulgação)

No dia 20 de outubro, a partir das 15h, o Museu da Casa Brasileira promove o lançamento do livro “Uma ideia de arquitetura – escritos de Lina Bo Bardi”, da arquiteta Marina Grinover. No evento com entrada gratuita, a autora participará de uma mesa de debate ao lado de José Tavares Correia de Lira (Professor FAU-USP), Renato Anelli (IAU-USP) e Ana Maria Belluzzo (FAU-USP).

Editada pela Annablume Editora, com o apoio do Instituto Bardi, a publicação traz um levantamento e uma análise da obra escrita da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi (1914-1992). 

São apresentados informações bibliográficas, dados das revistas as quais Lina participou e um conjunto inédito de fac similares em italiano (traduzidos) e português. Além disso, o livro traz uma lista bibliográfica dos 570 textos conhecidos, até o momento, como de Lina. 

Em paralelo, Marina descortina o cenário intelectual das publicações nas quais a arquiteta trabalhou na Itália e no Brasil. Por meio do levantamento das ideias fundamentais de seus colegas na Itália racionalista de 1940 a 1946, do debate nas revistas e jornais como Domus, Casabella, Lo Stile e Grazia, é revelado o contexto no qual a arquitetura moderna se consolidou naquele país.
 
“Uma ideia de arquitetura – escritos de Lina Bo Bardi” aborda ainda o panorama das ideias de arquitetura no Brasil modernista e pós Brasília, percorrendo o período de 1947 a 1992, para estruturar o percurso do trabalho escrito da arquiteta imigrada.

“Elaborando sua ideia de arquitetura nas revistas Habitat, Mirante das Artes e Malasartes, ou jornais da época, Lina Bo Bardi colaborou para a difusão da arquitetura moderna nacional, valorizando a construção de uma cultura urbana ancorada nas experiências das vanguardas europeias e de um sentido desalienado para o léxico popular”, segundo texto de divulgação do livro.

Marina Mange Grinover é sócia do escritório de arquitetura Base Urbana e doutora pela FAU-USP. Atualmente, desenvolve pós-doutorado sobre ensino de projeto na mesma instituição. Organizou junto com Silvana Rubino o livro Lina por Escrito (Cosac Naify, em 2009).
 

Lançamento do livro “Uma ideia de arquitetura – escritos de Lina Bo Bardi”
Local Museu da Casa Brasileira
Endereço Av. Faria Lima, 2.705 – Jd. Paulistano, São Paulo (SP)
Data 20 de outubro de 2018 (sábado)
Horário 15h às 18h
Mais informações (11) 3032-3727 ou no site do MCB  
Entrada gratuita