Em Gênova, na Itália, ponte projetada por Renzo Piano está quase pronta

Apesar do impacto causado pela pandemia do novo coronavírus em território italiano, a estrutura já apresenta todos os decks de aço instalados

Diante do cenário de imensos prejuízos econômicos, humanos e sanitários gerados pela Covid-19, a conclusão e a inauguração da nova ponte, esperada para breve, surge associada à esperança de melhoria e recuperação do país.

Chamada de PerGenova, foi pensada para substituir a ponte Morandi, erguida nos anos 60 e colapsada em 2018, desfazendo um trecho de importante ligação viária da região italiana da Ligúria, a rodovia A10.

O atual projeto foi assumido pelo arquiteto italiano Renzo Piano, que nasceu na cidade e ofereceu ajuda ao governador local. O consórcio PERGENOVA, composto pelas empresas Fincantieri Infraestructure e Salini Impregilo foi encarregado da obra, iniciada em 2019.

(Reprodução: site PerGenova)

A ponte foi pensada para cruzar a região de Val Polcevera, passando por cima de uma linha férrea e do próprio rio Polcevera, assegurando uma inserção delicada no contexto. Concebida com aço, pretende se assemelhar a um navio atracado no vale.

Com 1.067 metros de extensão, é composta de 18 piers elípticos de concreto reforçado e 19 vãos cobertos de decks de aço e concreto que chegam a 100 metros de comprimento, formando a base para a estrada suspensa. Embora numerosos, os piers delgados e sem quinas aparentes – lembrando a forma da proa de um barco – pretendem suavizar o impacto visual e a presença no tecido urbano. A forma do deck elevado, mais estreito nas extremidades, remete ao casco de uma embarcação. Estão previstos ainda 43 postes para a iluminação noturna na forma de mastros náuticos, em homenagem a cada uma das vítimas do desastre com a ponte a anterior.

(Reprodução: site PerGenova)

(Reprodução: site PerGenova)

Via PerGenova e Archinect