Em debate, segurança contra incêndios em prédios históricos

CAU/SP e Fundabom realizam, em São Paulo, seminário gratuito sobre o tema. Em menos de dois anos, capital paulista teve dois casos de incêndio em conjuntos tombados

Incêndio no Museu da Língua Portuguesa, em 2015 (Foto: Daniel Mello / Agência Brasil)

Os múltiplos aspectos que envolvem a segurança contra incêndios em edificações históricas serão objeto das palestras do seminário internacional que a Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros (Fundabom) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP) realizam, na capital paulista, nos dias 24 e 25 de outubro.

O tema é extremamente atual, ainda mais em São Paulo onde, num intervalo de menos de dois anos, foram destruídos pelas chamas o auditório do Memorial da América Latina (em novembro de 2013) e o Museu da Língua Portuguesa (em dezembro de 2015).

O “Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico” será realizado no auditório da Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, espaço com capacidade para receber até 300 pessoas.

As inscrições são gratuitas, sendo que o evento é direcionado a profissionais de arquitetura, urbanismo e construção, entidades de classe, órgãos governamentais, organismos internacionais voltados à proteção do patrimônio histórico, museólogos, profissionais de segurança contra incêndios e interessados no tema.

Luiz Vaz de Matos, coronel chefe do Comando do Corpo de Bombeiros de Paris, Gérald Sellie, engenheiro perito em análise e gestão de risco de incêndio e explosão da Securetude Sàrl (da Suíça), e Ron Hedger, oficial do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros do Reino Unido e especialista em gerenciamento de emergências, são os convidados internacionais que farão palestras no seminário, que também contará com especialistas nacionais e importantes arquitetos que atuam no Brasil.

Marta Moreira (MMBB Arquitetos), Alessandra Labate (Expomus), Roberta Silva e Regina Célia Pousa Ponte (Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura de São Paulo), Laércio Cândido da Rocha (Iphan/SP), Rosária Ono (FAU/USP), Paulo Gustavo von Krüger (UFMG), Claudio Cecílio de Oliveira (Pinacoteca do Estado de São Paulo) e Pedro Mendes da Rocha (Pedro Mendes da Rocha Arquitetos Associados), além dos oficiais Eduardo Nocetti Holms, Walter Negrisolo, Rodrigo de Lima Dib e Alexandre Pires de Proença, do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, também participarão.

“Vamos fornecer meios e condições para intensificar o debate sobre normas de preservação e exigências de adequação dos imóveis para prevenção de acidentes e garantia de acessibilidade e mobilidade. Os painéis terão foco na atual legislação e nas exigências legais de prevenção de acidentes e sinistros, levando-se em conta o respeito à integridade do edifício, além de normas e regras para bens tombados”, afirma o coronel Cassio Roberto Armani, comandante do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

As inscrições para o seminário podem ser realizadas pelo site da Fundabom.

Seminário Internacional de Segurança Contra Incêndios – Edificações de Interesse Histórico
Local Associação BSGI Brasil Soka Gakkai Internacional 
Endereço Rua Tamandaré, 984, Liberdade – São Paulo
Data 24 e 25 de outubro de 2017 (terça e quarta-feira)
Horário 8h às 18h
Entrada gratuita
Disponibilidade 300 lugares