Planta geral da Capital de São Paulo | Autor: Gomes Cardim, 1897 (Foto: Helio Nobre e José Rosael / Museu Paulista)

Em campanha inédita, Museu do Ipiranga comemora o aniversário de SP

Intitulada “São Paulo - Território em Construção”, a iniciativa acontece no formato webstories, através de hotsite que reunirá a história do desenvolvimento urbano de São Paulo com fotografias, pinturas e mapas do acervo do Museu, além de depoimentos de diversos especialistas

Em comemoração aos 467 anos da cidade de São Paulo, o Museu do Ipiranga lança, na primeira hora do dia 25 de janeiro, a campanha digital “São Paulo – Território em Construção”. Por meio da rica iconografia do acervo, e com depoimentos de historiadores, arquitetos e urbanistas, o público será convidado a pensar nas transformações que ocorreram na cidade, desde sua fundação, no período colonial, até a grande metrópole de hoje.

 

O conteúdo, em formato de webstories, será disponibilizado em um hotsite (spterritorioemconstrucao.com.br), que reunirá linha do tempo, fotos, pinturas e mapas do acervo do Museu, além de áudios explicativos e vídeos que abordam as transformações do espaço urbano de São Paulo. Também será possível saber mais sobre os principais cartões postais da cidade, como o Pátio do Colégio, a Avenida Paulista e a Avenida Nove de Julho.

Dentre as imagens selecionadas para a campanha, destacam-se as fotografias feitas por Militão Augusto de Azevedo (1837 – 1905) da paisagem da cidade no século XIX. Em iniciativa pioneira, o fotógrafo criou um álbum comparativo – à maneira do que se fazia na Europa à época – mostrando cenas de São Paulo em 1862 e 1887. A diferença de 25 anos revela uma cidade que crescia e se modernizava, com o calçamento de ruas e a intensificação do comércio. Militão captava, nessas imagens, os últimos resquícios da cidade colonial e caipira e os primeiros passos em direção à metrópole.

 

Ladeira do Carmo e Aterrado do Braz | Autor: Militão Augusto de Azevedo, 1862 (Foto: Helio Nobre e José Rosael / Museu Paulista)

 

Outro destaque são as imagens de Werner Haberkorn (1907 – 1997), que retratam o crescimento vertiginoso de São Paulo em meados do século XX, utilizadas também nos cartões postais da época. É possível perceber a expansão da cidade e a maneira como o tecido passa a eleger novos espaços centrais, como a Avenida Paulista. Já a Avenida Nove de Julho, que completa exatos 80 anos neste dia 25 de janeiro de 2021, também pode ser vista durante sua construção.

 

 

O público entrará em contato com as transformações do centro velho ao centro novo, passando pelo período de protagonismo da região da Avenida Paulista para, em seguida, acompanhar o crescimento das regiões das Avenidas Faria Lima e Berrini, que passam a abrigar os grandes centros empresariais e cujo futuro é incerto, diante da pandemia.

Para acompanhar as imagens selecionadas, foram gravados depoimentos com diversos especialistas, como a socióloga Fraya Frehse e a arquiteta Sabrina Fontenele. Será possível, por exemplo, conhecer o impacto que antigas epidemias tiveram sobre a organização da cidade, ou a partir de que momento da história de São Paulo as mulheres passaram a frequentar o espaço público.

O conteúdo do site – que contará com recursos de acessibilidade – terá versões criadas especialmente para as redes sociais, mostrando diferentes etapas da história de São Paulo.

A campanha, com curadoria da equipe do Museu, foi desenvolvida pela dupla criativa Mauro Paz e Elano Collaço.

Programação de lives

A ação comemorativa também prevê três lives ao lado de convidados que aprofundarão diversos aspectos relacionados à história da cidade. Tais encontros remotos acontecem entre os dias 25 e 27 de janeiro, às 14h, e contam com mediação de Alana Carvalho, autora do livro “#MulheresDeSP: mulheres que transformaram São Paulo”, fundadora e curadora do projeto Viva Cultura SP. Para assistir, basta acessar o Instagram do Museu do Ipiranga ou do Viva Cultura SP. Após 24h, o conteúdo será disponibilizado com recursos de acessibilidade no Facebook.

25/01, às 14h

Qual o futuro da cidade no mundo pós-pandemia?
Convidado
Milton Braga

Com o tema “Qual o futuro da cidade no mundo pós-pandemia?”, o professor e diretor de arquitetura do Instituto Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole), Milton Braga – também sócio do escritório MMBB -, fala sobre o impacto da pandemia no espaço paulistano, e quais são as possíveis transformações que veremos daqui para frente. Serão colocados em pauta questionamentos em relação à moradia, trabalho e mobilidade, a intolerância dos meios urbanos com a diversidade e a relação entre pandemia e desigualdade.

26/01, às 14h

Como nascem (e definham) os centros urbanos
Convidado
Heitor Frúgoli

O tema retorna ao século 20 a fim de entender os centros mutantes que São Paulo experimentou ao longo de seu desenvolvimento, com a participação do sociólogo, antropólogo e escritor Heitor Frúgoli, autor do livro “Centralidade em São Paulo – Trajetórias, conflitos e negociações na metrópole”. Em sua análise, Frúgoli identifica as regiões do Centro Velho, Avenida Paulista e Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini como os três polos do tripé de centralidades que se formaram ao longo do século passado, período em que a cidade passou não apenas por um crescimento desmesurado em direção às periferias, mas também por um processo contínuo de criação e abandono de centros.

27/01, às 14h

O espaço imperial x espaço republicano, a imagem da cidade se torna laica
Convidado
Paulo Garcez
Mediação Alana Carvalho

O professor do corpo docente do Museu do Ipiranga, Paulo Garcez, direciona-se ao século XIX para entender como São Paulo se organizava neste período, além de pautar a passagem da pequena cidade colonial para o importante centro urbano do começo do século XX. Se no período colonial e imperial as igrejas desenhavam o espaço urbano, a partir de meados do século XIX, os edifícios públicos ecléticos passam a definir as funções e a imagem do espaço urbano.

 

São Paulo – Território em Construção
Data de lançamento
25 de janeiro
Hotsite da campanha spterritorioemconstrucao.com.br