R.I.P. - criação de Leonardo Dias

Eleito pelo público: arquiteto brasileiro vence competição internacional de design

Para lembrar. Para informar. Para Proteger. R.I.P. é o nome do projeto concebido pelo arquiteto Leonardo Dias, vencedor na categoria voto popular da Coronavirus Design Competition.

Em várias áreas do conhecimento, estão em curso iniciativas para coletar ideias que auxiliem no enfrentamento, atual e futuro, da pandemia do coronavírus. No campo do design urbano, o jovem arquiteto Leonardo Dias (integrante da equipe de visualização 3D da Triptyque Architecture) consagrou-se vitorioso em 17 de junho, na categoria voto popular, da Coronavirus Design Competition, promovida pela plataforma Go Architect. Entre concorrentes do mundo todo, Dias foi um dos cinco finalistas apontados pelo júri e, em paralelo, o seu projeto foi o preferido pelo público. Trata-se de um totem urbano multifuncional, idealizado para funcionar simultaneamente como posto de prevenção (higienização das mãos e medição da temperatura corporal), informação (alerta sobre medidas preventivas) e memória (homenagem às vítimas) relacionada ao coronavírus. Já no documento de inscrição do projeto, o arquiteto atentava para a sua exequibilidade e, assim, o momento agora é o de busca de parcerias para a sua implantação em cidades brasileiras.

 

 

No entendimento do júri, porém, o vencedor da competição foi o projeto Mercado Móvel, concebido pela equipe do estúdio indiano MuseLab [http://www.muselab.in]. Como elucida o nome, é um posto móvel de venda de mercadorias, com o qual pretende-se encurtar as distâncias e diminuir a lotação de mercados e similares.

A competição, online, foi realizada em colaboração com o Covid-19 Response Fund [https://disasterphilanthropy.org/cdp-fund/cdp-covid-19-response-fund/], do CDP, sigla em inglês para Centro de Filantropia de Desastres, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2010 para direcionar doações voltadas ao enfrentamento de situações emergenciais.