As Eleições do CAU 2023 acontecem no dia 10 de outubro. Serão escolhidos 402 conselheiros dos CAU dos Estados e do DF e 28 do CAU Brasil – um de cada Unidade da Federação mais um representante das Instituições de Ensino Superior (IES).
Desta vez a proposta inclui cotas de diversidade, a fim de que se construa uma representatividade mais justa e equitativa da profissão no CAU. No total são 51 chapas: 49 chapas vão disputar os cargos de conselheiros federais e estaduais em todo o Brasil e duas concorrerão aos cargos de conselheiro federal e suplente representante das Instituições de Ensino Superior (IES) – são 1.930 arquitetos(as) e urbanistas dispostos a representar a categoria. Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir de 1° de janeiro de 2024, em função não remunerada.
Uma novidade é o uso do sistema “VotaOnline” da Justiça Eleitoral, para aprimorar a segurança e transparência do processo. Para acessar o sistema de votação, os profissionais de Arquitetura e Urbanismo precisam estar cadastrados na plataforma gov.br, um serviço do Governo Federal que permite aos cidadãos acessarem diversos serviços públicos digitais.
O cadastro pode ser feito por meio do aplicativo gov.br ou diretamente no portal gov.br, utilizando o número do CPF e uma senha criada pelo usuário.
Acesse