Eleições CAU/2020: composição e planos das 64 chapas nacionais confirmadas

Com votação marcada para 15 de outubro, o processo eleitoral escolherá representantes e conselheiros dos CAUS/UFs e das Instituições de Ensino Superior no CAU/BR

Após a realização da 34ª Reunião Plenária Ampliada do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em 29 de agosto de maneira remota, a coordenadora da Comissão Eleitoral Nacional (CEN-CAU/BR), arquiteta e urbanista Vera Carneiro, informou o registro de 71 chapas para as eleições do CAU/BR e CAU/UF, estando, até agora, 64 confirmadas e sete não concluídas. O processo de candidatura se estendeu até 21 de agosto, exclusivamente pelo SICCAU.

Das 64, 61 delas são endereçadas aos CAU/UFs e três para a representação das Instituições de Ensino Superior (IES) no Plenário do CAU/BR. Segundo a coordenadora, o processo de registro das candidaturas transcorreu tranquilamente e, hoje, o número de chapas concluídas por Estado varia entre um a cinco. O total de candidatos, de acordo com a assessoria da CEN-CAU/BR, é de 2346.

Neste ano, atenta-se para o fato da candidatura de uma chapa exclusivamente feminina para a representação do CAU/SP. Como representantes federais, a chapa 01 lança Nadia Somekh e Helena Aparecida Ayoub Silva, respectivamente titular e suplente, e mais 77 formações de candidatas a conselheiras estaduais. A resposta é positiva em relação ao extenso trabalho que vem sendo realizado pela Comissão Temporária de Equidade de Gênero (CTEG) do CAU/BR que, em agosto desse ano, registrou o 1º Diagnóstico de Gênero na Arquitetura e Urbanismo.

Segundo apontamentos da pesquisa, o resultado registra a urgência de se efetivar políticas e ações que primem pela igualdade em todas as instâncias da Arquitetura e Urbanismo – como já se imaginava, frente ao retrato da desigualdade de gênero que caracteriza a sociedade brasileira. Uma chapa integralmente feminina simboliza mais uma tentativa de equiparação entre os lados.

Conforme os 82% das mulheres e 65% dos homens entrevistados no levantamento, que indicavam ao CAU/BR a proposição de medidas para tal equiparação, o Conselho instituiu, após a divulgação do 1º Diagnóstico, a Comissão Temporária de Política para a Equidade de Gênero e deliberou por incluir propostas para a promoção da igualdade entre homens e mulheres na Carta à Sociedade e aos Candidatos nas Eleições Municipais de 2020, lançada na última segunda-feira (31/8). Dentre os cinco pontos que estruturam o manifesto e que são apontados como fios condutores para os vindouros diálogo e vontade política, o de número cinco reforça:

  • Garantir a participação popular nos processos decisórios por meio do fortalecimento dos Conselhos Municipais e da representatividade e equidade de seus membros, refletindo a maioria feminina nas lideranças comunitárias. Um plano de gestão eficiente deve contemplar forças de Estado, da iniciativa privada, das organizações sociais e da sociedade em geral.

A votação que ocorrerá no dia 15 de outubro, exclusivamente pela internet, é obrigatória para todos os arquitetos e urbanistas com menos de 70 anos e escolherá 382 conselheiros dos CAU/UF e 28 do CAU/BR – um de cada unidade da federação, mais um representante das Instituições de Ensino Superior (IES) -, que devem administrar durante três anos, a partir de 15 de dezembro de 2020, em ação não remunerada.

 

Confira abaixo a relação das chapas, componentes e planos de trabalho, de acordo com informações atualizadas em 2 de setembro de 2020.

CAU/AC  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/AL  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/AM  Chapa e Plano de Trabalho

CAU/AP  Chapas e currículos dos candidatos

CAU/BA  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/CE  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/DF  Chapa e Plano de Trabalho

CAU/ES  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/GO  Chapa e Plano de Trabalho

CAU/MA  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/MG  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/MS  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/MT  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/PA  Chapas e Planos de Trabalho 

CAU/PB  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/PE  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/PI  Pedido de registro de candidatura concluído

CAU/PR  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/RJ  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/RN  Chapa e Plano de Trabalho

CAU/RO  Pedidos de registros de candidaturas concluídos

CAU/RR  Chapa e Plano de Trabalho

CAU/RS  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/SC  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/SE  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/SP  Chapas e Planos de Trabalho

CAU/TO  Pedido de registro de candidatura concluído

IES  Chapas e Planos de Trabalho

 

Para saber mais sobre as Eleições do CAU 2020, consulte: