© Kiko Massuna

Edifício histórico no Centro de São Paulo abre nova galeria de fotografia

O Edifício Santa Rita, tombado e da década de 40, inaugura a Constance Estúdio Galeria, que reúne acervo assinado por fotógrafos renomados em diversos segmentos - figuram Nelson Kon, Adriano Gambarini, Carol Vargas, Lucas Landau, e mais

A Constance Estúdio Galeria está em semana de inauguração e de portas abertas no histórico Edifício Santa Rita, na Avenida São Luís, em São Paulo. A galeria especializada em fotografia conta com acervo cuidadosamente selecionado por Constance Franciosi, que após trabalhar em importantes galerias do segmento, abre seu próprio espaço na cidade com o intuito de fortalecer a fotografia neste momento de retomada cultural, somando a novos projetos que vêm reaquecendo o centro paulistano.

O acervo é assinado por fotógrafos de renome em diferentes segmentos, e que, juntos, formam conteúdo plural e exclusivo do espaço. Entre eles estão Nelson Kon, citado pelo crítico Eder Chiodetto como “o fotógrafo brasileiro de arquitetura mais proeminente da nossa geração”, e Adriano Gambarini, que em 2021 completa 30 anos de registros da biodiversidade brasileira. Ainda compõem a lista os jovens talentos em ascensão Lucas Landau, fotojornalista, e a capixaba Carol Vargas, de rico trabalho experimental.

A localização do espaço foi um dos primeiros passos do projeto, definida antes mesmo da pandemia. A escolha de um prédio tombado da década de 40, de Arnaldo Maia Lello, na icônica Avenida São Luís, foi pensada para enaltecer o centro de São Paulo, contextualizando a galeria com o seu entorno rico em arquitetura e história, tornando a própria visitação à galeria uma experiência a parte. Compartilhar a efervescência do centro com outras galerias, museus, teatros, e estar próximo a artistas somaram na decisão. “Os encontros, as trocas e a soma de ideias fortalecem o campo da criação e constroem o novo”.

O acervo exclusivo é, hoje, a vitrine da galeria, mas em paralelo uma parte do projeto aguarda possíveis desdobramentos para somar ao propósito da Constance Estúdio Galeria, que não contempla a palavra “Estúdio” em vão:

Mesmo com a venda tradicional de quadros, também somos um espaço híbrido de criação e acolhimento de projetos que envolvam curadoria, consultorias, parcerias e novas histórias”.

 

Segundo Constance, a rede de parceiros deve se ampliar nos próximos meses. “Este é o início de um projeto em construção como parte de uma retomada cultural após um grande período de paralização. Queremos trazer à tona a fotografia assinada por profissionais que contemplam trajetórias expressivas, além de levar história e sentimento para dentro das casas de nossos clientes. Novos fotógrafos se juntarão a nós em breve, assim como o lançamento do nosso e-commerce de venda dos Gifts, que são obras em tamanhos especiais, a partir de novembro”.

Digno de nota, antes de criar o próprio negócio, Constance trabalhou em segmentos complementares, como produção cultural e cenografia, assim como em importantes galerias, entre elas a Fotospot, dos renomados fotógrafos Cássio Vasconcellos e Lucas Lenci, momento responsável por sua inserção no universo da fotografia.

 

Constance Franciosi © Kiko Massuna

 

 

Constance Estúdio Galeria
Local
Edifício Santa Rita
Endereço Avenida São Luís, 71 – Centro – São Paulo
Visitação agendamento através do link