© Leonardo Finotti

Edifício Bandeira recebe menção honrosa no Internacional Architecture Masterprize

Localizado na zona oeste, o projeto do UNA Arquitetos, coordenado pelos agora sócios do UNA barbara e valentim, Fernanda Barbara e Fabio Valentim, destaca-se na premiação internacional que tem como premissa promover a valorização de obras arquitetônicas de qualidade

O Edifício Bandeira, projeto do UNA Arquitetos, coordenado pelos atuais sócios do UNA barbara e valentim, Fernanda Barbara e Fabio Valentim, recebeu Menção Honrosa do Architecture MasterPrize, premiação internacional que é uma iniciativa do IDA International Design Awards com a missão de promover a valorização do projeto arquitetônico de qualidade em todo o mundo.

Localizado em São Paulo, na zona oeste e próximo a um importante eixo de mobilidade da cidade, o edifício está conectado à estação de metrô e terminal de ônibus Vila Madalena. Tal condição definiu uma região de adensamento tanto para usos habitacionais e comerciais quanto de serviços, de acordo com o novo Plano Diretor.

© Leonardo Finotti

 

O Edifício Bandeira é, assim, um exemplo de nova morfologia urbana que se tornou possível a partir da atual normativa, que além do adensamento, promove o alargamento das calçadas, maior arborização no passeio público, uso misto e fachadas ativas, mesmo em edifícios exclusivamente residenciais.

 

Essas premissas podem trazer mudanças importantes na escala da cidade e até mesmo para outros municípios que, historicamente, tomaram como referência as principais leis urbanísticas de São Paulo”, informa o descritivo.

 

O Edifício Bandeira é um exercício feito sobre melhores padrões de habitações verticais no contexto de uma cidade que, nos últimos 50 anos, foi moldada pela lei de zoneamento de 1972, que promoveu a verticalização sem adensamento em diversas regiões, bem como a predominância de edifícios exclusivamente residenciais, com a penosa separação de usos na cidade, além do movimento crescente de fronteiras violentas entre espaço público e o privado.

 

© Leonardo Finotti

 

O projeto procurou inserir o edifício de forma delicada, apesar de sua alta densidade. Com o desenho de dois volumes articulados entre si e jardins abertos que ampliam o passeio público, um alinhamento de cobogós (feito especialmente para o projeto) acompanha integralmente a frente do lote e cria uma dobra desenhando uma pequena praça arborizada voltada diretamente para a calçada.

Esse espaço, por sua vez, está conectado às novas áreas vegetadas e arborizadas da calçada, projetadas junto com o escritório de paisagismo Soma Arquitetos. A permeabilidade visual do cobogó configura a fachada “rendilhada” e integra o jardim da calçada aos jardins internos do edifício, proporcionando relação com o passeio público.

 

© Leonardo Finotti

 

Sobre o UNA barbara e valentim

O UNA barbara e valentim abre novas perspectivas de trabalho com um conjunto de projetos em desenvolvimento nas áreas residencial, comercial, edifícios de uso misto e cultural. Consolida uma equipe de colaboradores e a parceria com empresas de engenharia, artes e design, além de profissionais multidisciplinares, como suporte a pesquisas permanente nos projetos do edifício, da cidade e do ambiente. Dedica sua ação à arquitetura como instrumento de qualificação dos espaços, públicos e privados, desenhados para uma vida melhor, coletiva ou individual.

A cidade de São Paulo, lugar de origem dos sócios, é a matriz das questões que pautam o trabalho. Uma das maiores regiões metropolitanas do mundo, a cidade tem sido o território de reflexões, com desenvolvimento de projetos, edifícios residenciais, grandes equipamentos e espaços públicos, além de projetos efêmeros, especialmente para exposições de artes visuais. Novas oportunidades têm levado também à projetos em outras cidades e estados do país, em regiões com diferentes densidades de ocupação. A atuação paralela na área acadêmica nos últimos 20 anos fortalece o aspecto investigativo da atividade profissional ao mesmo tempo que retorna essa experiência prática ao ambiente do ensino.

 

Acesse

Matéria completa do Edifício Bandeira na PROJETO

www.architectureprize.com