Edifício João Moura, em São Paulo, do Nitsche Arquitetos (Foto: Nelson Kon)

ECOAR.Q recebe João Nitsche e debate relações da comunicação visual com a cidade  

 Episódio #12 do podcast apresentado pelo arquiteto Marcelo Macedo aborda o diálogo entre comunicação visual, arquitetura e o cenário urbano 

Está no ar mais um episódio do podcast ‘ECOAR.Q – A arquitetura falada’ nas principais plataformas de streaming. Desta vez, em seu 12º episódio, intitulado ‘Comunicação visual e a cidade’, o arquiteto Marcelo Macedo, idealizador e apresentador do programa, recebe o artista plástico e sócio do Nitsche Arquitetos, João Nitsche, para falar sobre o desenvolvimento de comunicação visual em projetos de urbanismo e arquitetura, e assim, mais uma vez registra um debate sobre arquitetura, instiga o pensamento sobre a disciplina, questiona os padrões do presente para buscar o futuro da área, e inspira através da disseminação do conhecimento arquitetônico – conforme seu propósito inicial.

 

João salienta a importância da comunicação visual e como o recurso impacta de diversas formas em grafismos e intervenções na cidade – direta ou indiretamente, os estilos de comunicação visual ajudam a ressignificar a forma como se percebe o entorno – é o caso, por exemplo da intervenção artística “Eclipse”, realizada nos arredores do Minhocão, em São Paulo [Confira matéria exclusiva na PROJETO]. A partir disso, João destaca a necessidade de pensar referenciais visuais que busquem criar uma relação com o entorno, ao mesmo tempo em que se estabeleçam como marco na cidade.

 

 

 

No nosso trabalho, temos de atender a funcionalidade. Mas acho que o interessante é quando extrapolamos o funcional, quando o trabalho, além da funcionalidade, conduz àquilo que não tem função muito explícita, mas que atua como gancho para que se torne interessante, saindo do comum e indo para outras esferas, e criando uma reflexão no usuário”, pontua João Nitsche.

 

Criado pelo arquiteto Marcelo Macedo, titular do Studio MEMM, o ECOAR.Q traz sempre especialistas interlocutores na área, arquitetos ou não. Neste caso, o convidado é artista plástico e graduado desde 2002, pela Fundação Armando Álvares Penteado, e atua nas áreas de artes plásticas, arquitetura, design gráfico e fotografia. Em 2009, João passou a integrar como sócio o escritório Nitsche Arquitetos, onde comanda projetos de comunicação visual, intervenções urbanas e arte.

 

Confira o episódio #12

Google Podcasts    

Spotify

 

Sobre o Studio MEMM

O Studio MEMM está em constante evolução buscando colaborar para a construção de um mundo melhor. Buscamos unir a arte do desenho com a técnica e tecnologia das construções para encontrar soluções que possam surpreender os problemas contemporâneos relacionados ao viver, conviver e interagir nas nossas cidades.

Partindo da arquitetura, atuamos em diferentes escalas dos elementos construídos. Nos unimos a parceiros capazes de materializar nossas intenções construtivas e artísticas desde a fabricação de peças de Design, passando pela arquitetura residencial, corporativa, bem-estar, cultural, educativa e institucional, indo até o urbanismo nos planejamentos de favelas, bairros e vilarejos.

Nossas criações são frutos de nossos processos investigativos. Primeiras respostas são quase sempre óbvias, e se óbvias, não são novas. Acreditamos que o questionamento e a conexão de ideias autônomas são a chave para o surpreendente.

Para mantermos o frescor do nosso questionamento artístico e a originalidade de cada trabalho, desenvolvemos nossas próprias plataformas de debate e criação de conteúdo, nelas trazemos as mentes criativas também interessadas em dar um novo passo em direção ao futuro, nos inspirando e colaborando para registrar conhecimento aberto a todos.

O Studio MEMM busca trazer para suas redes, pessoas e instituições interessadas em colaborar para o desenvolvimento sustentável do mundo, que busquem quebrar os paradigmas e padrões, pois entendemos que com mentes assim, estaremos mais próximos de um futuro melhor.

Contamos estrategicamente com equipe interna de projetistas e com colaboração externa de desenhistas, engenharia, jurídica, relações públicas, marketing e administrativa, para que possamos desenvolver seguros o melhor de cada projeto.

 

Sobre Marcelo Macedo

Marcelo desde o início da sua formação em arquitetura e urbanismo em 2005, percebeu a possibilidade da transformação que a disciplina poderia causar no espaço, sociedade e mundo. Em um longo estágio de preparo, acumulou conhecimento acadêmico e profissional até o período que decidiu por em prática suas buscas por transformações, através do Studio MEMM.

Graduou-se na Fau-Mackenzie, reconhecida pela ênfase nas técnicas projetuais e complementou seus estudos na francesa, ENSA-Paris-Val-de-Seine, explorando o lado artístico da antiga escola de Belas Artes, aproveitando o período para também visitar o continente.

Formado, trabalhou no Brasil aproximadamente três anos na Metro Arquitetos fazendo projetos culturais, educacionais, residenciais e urbanos. Nas parcerias do escritório, colaborou com Paulo Mendes da Rocha e OMA.

Em 2016, graduou-se no Master de Arquitetura Avançada da Columbia University em Nova Iorque, ampliou seus conhecimentos conceituais, técnicas de projeto e fabricações. Trabalhou também na TPG Architecture na mesma cidade, na área de Varejo e Interiores corporativos, momento em que se aproximou da escala do usuário.

Em 2018 de volta no Brasil inicia o Studio MEMM para empregar suas ideias e crenças de como impactar a arquitetura e o espaço em que vivemos. Após a pandemia com a estruturação e consolidação do Studio, Marcelo divide a produção do Studio em seus trabalhos profissionais e projetos em prol da sociedade. Ainda, buscando gerar registros arquitetônicos através de livros e podcasts buscando influenciar o futuro da disciplina.