ECOAR.Q e Crisa Santos debatem acolhimento na arquitetura cemiterial

Episódio #9 do podcast apresentado por Marcelo Macedo aborda o potencial da arquitetura cemiterial em ressignificar momentos de perda, através de experiências e sensações

 

No ar o 9º episódio do podcast “ECOAR.Q – A arquitetura falada”, que desta vez recebe a arquiteta e urbanista Crisa Santos, em presença de Marcelo Macedo, idealizador e apresentador da iniciativa, para falar sobre a criação de espaços que proporcionam acolhimento através do entendimento das sensações.

Além do tópico, a conversa abordou a bagagem profissional do escritório Crisa Santos Arquitetas, que se destaca pela atuação no setor cemiterial em busca da ressignificação do luto, através de projetos que estimulam conforto e auxílio na superação desse delicado momento.

Crisa destaca a importância dos espaços, suas formas e estímulos para que atuem como áreas de acolhimento, além de técnicas para que os ambientes ressignifiquem as fases do luto (Negação, Raiva, Barganha, Depressão e Aceitação), por exemplo, o design biofílico aliado à neuroarquitetura, que privilegia a interação com a natureza e a vida.

 

 

[Confira matéria completa na PROJETO – Crisa Santos: Memorial Parque das Cerejeiras, São Paulo]

 

Com mais de 15 anos de experiência, Crisa delineia sua arquitetura nas sensações e percepções. Desde sua formação na Unesp, dedica-se à compreensão do processo criativo com a responsabilidade de conectar o espaço ao seu usuário de forma a proporcionar experiências positivas. Desde a abertura do escritório, em 2006, acumula premiações e especializações – a arquiteta é pós-graduada em Administração pela Faculdade Getúlio Vargas, em Arquitetura Paramétrica pela Faculdade Belas Artes, pós-graduada em Neurociência pela PUC e em Neuroarquitetura pelo IPOG.

Vale lembrar que a programação do ECOAR.Q será divulgada pelo Instagram do Studio MEMM, assim como nas redes sociais dos colaboradores. Acompanhe!

 

Acesse

Google Podcasts 

Spotify

 

Sobre o ECOAR.Q

Criado pelo arquiteto Marcelo Macedo, titular do Studio MEMM, o ECOAR.Q tem como objetivo registrar as discussões atuais da arquitetura e do urbanismo, trazendo para isso especialistas interlocutores na área, arquitetos ou não.

O ECOAR.Q nasce como consequência do livro “Últimos Escritos e o Infinito da arquitetura ”, e tem o mesmo propósito: registrar debates de arquitetura, instigar o pensamento sobre a disciplina, questionar os padrões do presente para buscar o futuro da arquitetura e inspirar, através da disseminação do conhecimento arquitetônico.

 

Sobre o Studio MEMM

A propulsão criativa do Studio MEMM está na sensibilidade em compreender pessoas, futuro e cidades. Múltiplo em atuação, funciona sob metodologia laboratorial, com visão horizontal às várias escalas de projeto.

 

Sobre Marcelo Macedo

Marcelo Macedo é arquiteto urbanista pela Fau-Mackenzie (2011) e Mestre de Arquitetura Avançada pela Columbia University (2016). Após experiências em arquitetura em São Paulo, Paris e Nova Iorque inicia em 2018 o Studio MEMM.

Trabalhou aproximadamente 3 anos na Metro Arquitetos fazendo projetos culturais, educacionais, residenciais e urbanos. Nas parcerias do escritório, colaborou com Paulo Mendes da Rocha e OMA. Trabalhou em Nova Iorque na TPG Architecture na área de Varejo e Interiores corporativos. Desenvolveu projetos residenciais e reformas para clientes próprios no Brasil. Durante seus estudos de arquitetura em Paris aproveitou para explorar o continente ampliando seu repertório.