Banco Martelo, Leo Capote (Foto: divulgação Galeria Bolsa de Arte)

“É Arte? É Design?”

Com curadoria da jornalista e pesquisadora, Regina Galvão, a mostra inaugurada em 3 de novembro na Galeria Bolsa de Arte, na Vila Madalena (SP) compila obras de 25 estúdios nacionais

Até o próximo 5 de dezembro, a Galeria Bolsa de Arte, localizada no bairro Vila Madalena, em São Paulo, irá abrigar a mostra “É Arte? É Design?”, que pretende ampliar o campo artístico a partir do questionamento, junto dos espectadores, se as peças em exibição “pertencem” à arte ou ao design. Curada pela jornalista e pesquisadora especializada em design, Regina Galvão, o acervo é fruto das criações de 25 estúdios contemporâneos brasileiros.

A fusão entre as duas linguagens é evidenciada por peças de mobiliário, tapeçaria e objetos que colocam a matéria do design em uma fronteira sutil entre experimentação artística e compromisso com a utilidade. Dessa maneira, a apresentação é feita com o intuito de interagir com o usuário por meio da funcionalidade e significado da peça, ambos idealizados pelo seu criador. Cada um desses objetos, geralmente, representa edições únicas ou limitadas, desafiantes das próprias regras de mercado, fazendo com que o público se identifique como comprador de arte, interessando-se a adquirir algo que instigue o olhar e propicie diferentes interpretações.

A exposição pretende mostrar que o diálogo entre essas duas áreas é possível e que há uma forte vertente do design brasileiro contemporâneo que explora com maestria esse caminho, conquistando a admiração além de nossas fronteiras”, pontua Regina Galvão.

 

 

Participam da mostra os nomes: Bianca Barbato (luminárias da série Lixo), Brunno Jahara (vasos Bicho), Carol Gay (espelho Alma), Claudia Moreira Salles (mancebo Stand By), Domingos Tótora (série Abissal), Estúdio Rain (mesas Piscina), Fernando e Humberto Campana para Fellicia (rede Campana), Giácomo Tomazzi (mesas Regina e Maria), Heloisa Crocco (painéis de parede série Textura), Hugo França (poltrona HF), Humberto da Mata (vaso Orgus 22), Inês Schertel (vasos Volteio e Despacito, e tapeçaria Triptico), Jacqueline Terpins (aparador Cello), Julia Krantz (OVASO), Luiza Caldari (tapeçaria Verão), Leo Capote (banco Sem Assento), Paula Junchen (cerâmica Vulcão), Paulo Goldstein (bar Faber), Pedro Franco (cadeira Fla), Rodrigo Almeida (cadeira Nagô), Ronald Sasson (poltrona Fluid Wood), Rodrigo Ohtake (banco Esfera), Rodrigo Silveira (Da árvore à cadeira), Vivian Coser (vaso Storm) e Zanini de Zanine (banco Tria).

 

“É Arte? É Design?”
Local
Galeria Bolsa de Arte
Endereço rua Mourato Coelho, 790 – Vila Madalena, São Paulo
Período 3 de novembro a 5 de dezembro de 2020
Horário de funcionamento segunda a sexta, das 10h às 19h | sábado, das 11h às 17h
Mais informações (11) 30979673 / 38127137 | [email protected]