(Foto: divulgação Setur-DF)

Durante o mês de julho, programação extensa comemora 102 anos de Athos Bulcão

‘Julho em Quatro Athos’ promete lives, entrevistas, tours remotos e roteiros ciclísticos autoguiados homenageando a produção do artista brasileiro

Teve início na última quinta-feira (02) o projeto ‘Julho em Quatro Athos’ em memória aos que seriam os 102 anos de vida do artista polivalente Athos Bulcão. Promovido pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e Fundação Athos Bulcão, nesta série estão reunidos eventos de diferentes ordens a fim de contemplar a produção do artista com uma programação voltada, sobretudo, às obras localizadas em Brasília.

Para o presidente da Fundação Athos Bulcão, Paulo Brum, Brasília é multicultural e nessa diversidade reside sua riqueza: “É o maior centro mundial de arquitetura moderna que se transformou nessa grande obra pelas mãos de talentosos artistas como Athos Bulcão, cujos trabalhos podem ser vistos o tempo inteiro em vários locais. A Fundação tem um papel muito importante de recuperar e preservar a memória desse grande artista que produziu a partir da cidade que era sua base. Esse projeto da Secretaria de Turismo é de grande importância, pois dá visibilidade ao seu trabalho genial”, destacou.

Ao todo são quatro semanas de homenagens e como parte do calendário de ações e atividades do projeto estão lives, roteiros ciclísticos autoguiados, entrevistas e tours on-line transmitidos via redes sociais da Setur-DF. No quadro Papo de Bulcão, por exemplo, uma série de entrevistas com estudiosos e personalidades que conviveram com o artista aborda a contribuição de Athos nos campos de design, arquitetura, moda e formação da identidade cultural de Brasília. Todas as entrevistas poderão ser acessadas em lives transmitidas às quartas-feiras do mês de julho, às 20h.

Ainda, integrando a websérie Live Tour Brasília, serão promovidas visitas remotas guiadas por profissionais que trabalharam com o artista, bem como estudiosos de suas obras, a espaços abertos que contenham obras de Athos. Os passeios acontecerão por diversos locais da cidade sempre aos sábados deste mês, às 10h.

Outra ação do projeto é o Pedalando com Athos, que integra obras do gênio criativo em mini roteiros urbanos ao longo do Plano Piloto, dando liberdade de serem executados por conta própria, a pé ou de bicicleta, sem a necessidade de apoio de grupos ou aglomerações. Elaborados em parceria com a Camelo Bike Tour, os roteiros serão disponibilizados gratuitamente no Google Maps.

“O nosso projeto é um reconhecimento ao legado desse grande artista durante todo o mês. Athos foi responsável pela identidade visual de Brasília e coloriu a cidade com seu talento e sensibilidade. Com o apoio da Fundação Athos Bulcão, celebraremos a sua obra e seu 102º aniversário”, disse a secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça.

Com rica trajetória profissional, Athos Bulcão (1918-2008) foi assistente de Cândido Portinari no painel de São Francisco de Assis da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte e trabalhou com o arquiteto e urbanista Oscar Niemeyer, integrando esforços para a construção de Brasília, a partir do ano de 1957. Sua marca está registrada em painéis de azulejos em diversos monumentos e edifícios de Brasília, tais como Brasília Palace Hotel, Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima, Teatro Nacional, Cláudio Santoro, Torre de TV, Hospital Sarah Kubitschek, Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek e Congresso Nacional.

Acesse os conteúdos do ‘Julho em Quatro Athos’ via @Setur-DF.