Documentário Árvores Vermelhas estreia no Brasil

O filme da designer Marina Willer narra a vinda de seu pai, o arquiteto Alfred Willer, e de seu avó da Tchecoslováquia ao Brasil - uma das únicas famílias judaicas sobreviventes à ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial


Foto: Sob direção de César Charlone, Jonathan Clabburn e Fábio Burtin

Depois de estrear no Festival de Cannes 2017 e ser lançado em cinemas selecionados de grandes metrópoles mundiais, o documentário “Árvores Vermelhas” – com direção da premiada designer Marina Willer – será exibido em cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília a partir do dia 29 de março. 

O longa-metragem revive a história do pai de Marina – o arquiteto Alfred Willer – e de seu avô, que partiram de Praga, República Tcheca (na época, Tchecoslováquia), em direção ao Brasil, após sobreviverem à ocupação nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Eles foram uma das 12 famílias judaicas sobreviventes ao Holocausto. 

Marina, por meio da arquitetura, conta a história de sua família com olhar estético especial, encontrando sempre a poesia nas imagens e espaço para a reflexão. Como exemplo, o título escolhido remete ao daltonismo de Adolf Willer – uma condição que se tornou aparente quando, ainda criança, desenhava árvores cobertas com folhas vermelhas.

Apesar de ser um filme bastante pessoal nos detalhes, ele aborda o problema universal da migração forçada e o deslocamento, que adquiriu uma dramática relevância com a atual crise dos refugiados na Europa. Para a família Willer, o documentário lança um olhar sensível sobre o medo e a esperança de quem ainda vive este drama.

Alternando entre passado e presente, Alfred narra, tanto em sua própria voz como na do ator Tim Pigott-Smith – que faleceu semanas após a finalização do documentário. O longa também é composto por imagens evocativas e abstratas.

Distribuído internacionalmente pela Cohen Media Group, o filme foi exibido em mais de 153 salas de cinemas dos Estados Unidos. César Charlone, responsável pela fotografia de “Cidade de Deus” e “O Jardineiro Fiel”, assina a direção de fotografia juntamente a Jonathan Clabburn e Fábio Burtin.

Antes de sua estreia no Brasil, “Árvores Vermelhas” foi exibido no South by Southwest (SXSW), evento que reúne festivais de cinema, música e tecnologia durante toda a Primavera de Austin, Texas, nos Estados Unidos. O evento teve início no último dia 9 e terminou no dia 18 de março.

Confira o trailer oficial do documentário.