(Foto: Alexandra Oliveira/Jafo Fotografia)

Documentário aborda o design biofílico, que busca a conexão do ser humano com a natureza

Com roteiro e direção do cineasta Jean Bergerot e realizado e o apoio do escritório de arquitetura, design e engenharia IT'S Informov, o filme visa divulgar essa técnica ainda pouco conhecida

Com o objetivo de tratar do tema, está sendo lançado o documentário “Biofilia – Em busca da conexão”, feito pelo cineasta Jean Bergerot, especializado na produção de documentários de arquitetura, arte e design para a produtora LabDesign.TV. Disponibilizado na íntegra no canal do youtube LabDesign, pode ser assistido em casa e com alta resolução, aproveitando o momento de isolamento imposto pela pandemia.

A produção inclui depoimentos de profissionais de diversas áreas, como o designer gráfico Hans Donner, o fotógrafo de natureza Araquém Alcantara, o psicanalista e escritor Christian Dunker, além do designer de mobiliário Hugo França, entre outros.

“Muito mais do que usar a palavra Biofilia e mostrar sua aplicabilidade na arquitetura, é mais interessante entender a origem desse movimento, da nossa necessidade de retorno a essa conexão com a natureza, de onde está vindo e porque isto está sendo apontado como terapêutico, não só por arquitetos, mas por neurocientistas, psiquiatras e psicólogos”, explica Bergerot.

O documentário foi realizado com o apoio do escritório paulistano IT’S Informov, cuja atuação valoriza a biofilia. “A natureza é essencial para a vida das pessoas e passou da hora de buscar esta reconexão com o natural. Esta a razão nos levou a subsidiar a realização deste filme. Precisamos falar sobre o tema, conscientizar sobre a importância da natureza, a necessidade de trazer o natural para dentro dos escritórios, das empresas”, afirma Marcelo Breda, CEO da IT’S Informov.

A produção pode ser usada em aulas e palestras sobre o meio ambiente. O cineasta acredita que o documentário também é importante para esclarecer a diferença entre Biofilia e arquitetura sustentável, dois conceitos diversos que muitas vezes são confundidos – a arquitetura sustentável utiliza materiais de origem sustentável e não necessariamente destaca a presença de natureza nos projetos.

Para assistir, clique  aqui

Ficha Técnica -“Biofilia – Em busca da conexão”
Direção Jean Bergerot
Argumento e pesquisa Jean Bergerot e Luiza Karam
Cinegrafistas Agamenon Mariz e Maria Verçosa
Produção Maria Verçosa
Edição e finalização Wesley Azevedo
Trilha sonora  Julio Queiroz