Na última semana foi anunciado o resultado da edição 2020 do Prêmio IBRAMEM de Arquitetura em Madeira, que laureou um conjunto de 35 trabalhos nas categorias Profissional – subdividida em modalidades Obra Executada e Projeto – e Estudante, todas com primeiras, segundas e terceiras colocações, além de menções honrosas.
Neste ano a comitiva organizadora recebeu o total de 103 trabalhos inscritos, todos analisados pelo júri nacional e internacional de atores da área – a saber: Christopher Robeller, Cristián Schmitt Rivera, Felipe Icimoto, Gabriela Lotufo, Lua Nitsche, Marcelo Maia Rosa, Roberto Alfredo Pompéia.
Com o objetivo de estimular a utilização da madeira na arquitetura, entre profissionais e estudantes, foi criado em 2008 o Concurso de Arquitetura em Madeira junto aos Encontros Brasileiros em Madeiras e em Estruturas em Madeira – EBRAMEM, que ocorrem bianualmente pela promoção do Instituto Brasileiro da Madeira e das Estruturas de Madeira – IBRAMEM. Tradicionalmente, a premiação pretende estabelecer-se como um incisivo instrumento de motivação para o desenvolvimento de projetos criativos e de qualidade em madeira nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Design no Brasil e nos demais países da América Latina.
Mediante ao aumento do uso do material na construção civil mundialmente, entende-se que a redescoberta da madeira como notável matéria-prima renovável para a construção sustentável é digna de esforços para promoção de popularidade e alternativa urgente perante as realidades ambientais do planeta, sobretudo no Brasil, país de vocação florestal.
Conheça os vencedores
PROFISSIONAL – OBRA EXECUTADA
PROFISSIONAL – PROJETO
ESTUDANTE
Sobre o júri
Christopher Robeller
Professor e líder do grupo de pesquisa Digital Timber Construction DTC na TU Kaiserslautern. Possui Doutorado em Ciências pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia EPFL e Diploma Profissional em Arquitetura com Distinção pela London Metropolitan University. Trabalhou como pesquisador de pós-doutorado no Centro Nacional Suíço de Competência em Pesquisa em Fabricação Digital na ETH Zurich, como assistente de doutorado no Laboratório de Construção de Madeira IBOIS na EPFL Lausanne, e como pesquisador associado no Instituto de Design Computacional ICD, na Universidade de Stuttgart.
Cristián Schmitt Rivera
Professor e pesquisador da Pontificia Universidad Católica de Chile nas áreas de Tecnologias Construtivas e Inovação em Madeira. Graduado arquiteto pela Pontificia Universidad Católica de Chile (2002), e Master of Advanced Studies in Architecture pela University of British Columbia (2012). Possui mais de 10 anos de experiência profissional no Chile e Canadá em construções em madeira, projetos habitacionais, comerciais e de escritórios.
Felipe Icimoto
Coordenador do Comissão Técnica de Componentes do Núcleo da Madeira, atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento na empresa Amata S.A. Graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011), com Mestrado e Doutorado em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade de São Paulo. Pesquisador em nível de Pós-Doutorado no Programa de Engenharia de Estruturas (SET) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da Universidade de São Paulo (USP).
Gabriela Lotufo
Arquiteta especializada em projetos arquitetônicos em madeira engenheirada. Mestre e graduada pela FAU-USP, onde, atualmente, desenvolve seu Doutorado com enfoque em Cross-Laminated Timber. Desde 2016, atua junto à empresa Crosslam na concepção, desenvolvimento, consultoria e gerenciamento de projetos em CLT e MLC.
Lua Nitsche
Sócia fundadora do escritório Nitsche Arquitetos, Lua Nitsche. Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1996) e pós-graduada pela Escola da Cidade (2015). Professora de projeto na Escola da Cidade desde 2009.
Marcelo Maia Rosa
Arquiteto e sócio do escritório Andrade Morettin Arquitetos Associados. Graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Mackenzie (2006) em São Paulo e TU/e, Eindhoven Holanda (2005), com cursos complementares pela Université Paris Sorbonne (2012) e pós graduado pela Escola da Cidade (2017). Professor da Escola da Cidade.
Roberto Alfredo Pompéia
Sócio da SAGARANA Projetos de Arquitetura e Educação. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Braz Cubas (1980), Doutor pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (2007). Professor nas áreas de sistemas estruturais e resistência dos materiais com ênfase em geometria das estruturas na Escola da Cidade, Universidade Monte Serrat (Unimonte) e Faculdade das Américas (FAM).