Disponível para download Manual Ilustrado do Centro Histórico de São Paulo

A cartilha objetiva sensibilizar a população quanto à importância da paisagem urbana ao trazer, dentre outros conteúdos, orientações para que proprietários e locatários de 380 imóveis localizados no perímetro do Triângulo Histórico recuperem suas fachadas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e a São Paulo Urbanismo, acaba de publicar o “Manual Centro Histórico – Manutenção, Conservação, Reforma, Restauro”, volume que objetiva sensibilizar a população quanto à importância da paisagem urbana, orientando ações individuais e coletivas de auxílio à preservação da cidade.

O caderno tem como área de estudo o Triângulo Histórico, recorte especial do Centro formado pelas ruas Benjamin Constant, Boa Vista e Líbero Badaró, com área de aproximadamente 185 mil metros quadrados e por onde circulam diariamente cerca de 600 mil pessoas. A ideia do Manual é incentivar e orientar os proprietários e locatórios dos 380 imóveis contidos nesse perímetro para que mantenham ou promovam as devidas intervenções em suas fachadas, a fim de conservar a arquitetura desse local.

Cabe destacar que nesse perímetro todos os imóveis são tombados ou encontram-se em áreas envoltórias de tombamento, sendo assim as ilustrações contidas na publicação facilitam e ampliam o acesso à informação quanto às normas legais para esses bens, prestando ainda orientações sobre a inserção de elementos na paisagem por meio da valorização, reforma e preservação do imóvel.

 

Legislações como da Lei Cidade Limpa (14.223/2006) e Resoluções do Conpresp são facilitadas com a apresentação de exemplos ilustrados, que mostram os tipos de anúncios indicativos permitidos – aquele sem caráter publicitário, que buscam apenas identificar o estabelecimento -, e como eles devem ser instalados em um edifício com lojas diversas”, detalha o descritivo.

 

O Manual também apresenta soluções simples para a manutenção, limpeza e conservação do imóvel. Para isso, foi necessário um amplo trabalho da SP-Urbanismo, que vistoriou e analisou cada um dos imóveis do Triângulo Histórico para identificar pontos que desvalorizam a arquitetura de cada um deles e da cidade, como infiltrações, peças danificadas, entre outros.

O resultado foram fichas técnicas para cada imóvel do Triângulo Histórico, que compila informações de tal ordem sobre o edifício – como autor do projeto, data da construção, quantidade de pavimentos e outras -, além do diagnóstico da SP-Urbanismo sobre a respectiva construção. Ao final, o Manual reúne dicas para valorizar ou recuperar a fachada do imóvel, como padronizar cores e embutir ou ordenar elementos na paisagem (instalações elétricas, ar-condicionado, antenas, entre outros).

A elaboração do Manual do Centro Histórico é fruto de um trabalho de dois anos da SP-Urbanismo e que foi subsidiado por estudos realizados em conjunto com entidades do poder público e da sociedade civil, isto é, a Subprefeitura da Sé, Secretaria Municipal da Cultura (DPH e Museu da Cidade) e a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

O Manual do Centro Histórico está disponível para download, assim como todas as Fichas Técnicas que, por sua vez, podem ser consultadas mediante o número de cadastro do IPTU (SQL).