Dia Internacional da Mulher: o feminino no comando

Antiquíssima é a trajetória de luta pela igualdade de gênero e, sem dúvidas, ainda há muito que fazer. Entretanto, neste Dia Internacional da Mulher, a PROJETO apresenta, pela retrospectiva de pontuais acontecimentos dos últimos meses, o verdadeiro salto feminino em conquista de representatividade e reconhecimento na arquitetura mundial e, sobretudo, brasileira. O olhar é otimista e, não somente hoje, damos vivas às mulheres do setor!

64% da força ativa no mercado de arquitetura e urbanismo nacional é feminina, conforme aponta o 1º Diagnóstico de Gênero publicado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), em julho de 2020. A majoritária presença do gênero no setor não é, entretanto, inesperada, tampouco corresponde à igualdade de direitos profissionais entre homens e mulheres.

Na pesquisa, dados relacionados à parcela feminina apontam para menor remuneração, maior dificuldade em alcançar altos níveis de formação; maiores obstáculos ao exercer a profissão quando chegados os filhos; maior ocorrência de assédios sexuais, e outras duras constatações que potencializam-se caso considerado o fator “raça” – conforme o levantamento, as dificuldades são ainda maiores para as mulheres negras.

 

 

Longe de corresponder ao ideal desejável – pois ainda é tardio, escasso e desproporcional -, a realidade tem sido bravamente combatida pelas profissionais que, no mesmo 2020, destacaram-se por inéditos recebimentos de premiações aclamadas, incluindo o âmbito mundial, e pela chegada a cargos de alta representatividade no setor, sobretudo brasileiro.

Os fatos querem significar, portanto, que a trajetória de luta por igualdade de direitos entre gêneros, pauta cada vez mais prioritária e defendida pelas agendas arquitetônicas e urbanas, frutifica-se em efeitos.

Neste Dia Internacional das Mulheres, é com esse olhar otimista que a PROJETO aclama as profissionais do setor e apresenta pontuais acontecimentos da vitória e persistência femininas nos últimos meses, sopro de esperança ao muito que ainda se irá alcançar.

 

1. Serpentine Pavilion 2020 é projeto do escritório Counterspace

 

2. Yvonne Farrell e Shelley McNamara levam o Pritzker 2020

 

3. FIAC 2020 enaltece atuação feminina na arquitetura

 

4. Elisabete França é anunciada secretária de transportes da cidade de São Paulo

 

5. Arquitetas lançam coletivo no Dia Mundial da Arquitetura pela equidade de gênero

 

6. CAU-BR: Resultado do 1º Diagnóstico de “Gênero na Arquitetura e Urbanismo”

 

7. Novo dia é dedicado especialmente às mulheres na arquitetura

 

8. CAU/DF: ação reforça presença de arquitetas negras e pardas no setor

 

9. Coletivo mexicano exalta mulheres na arquitetura mundial

 

10. Maria Elisa Baptista é a primeira mulher a ocupar a diretoria do IAB Nacional

* Leia também: Entrevista – Maria Elisa Baptista e Nivaldo Andrade, sobre a nova presidência da Diretoria Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil

 

11. Eleições CAU/2020: mulheres avançam em representatividade na próxima gestão

 

12. Mudança de comando no Prêmio Pritzker: entram Manuela Lucá-Dazio e Alejandro Aravena

 

13. Erminia Maricato recebe a Medalha de Ouro da FPAA

 

14. Mônica Luz Lobo é a nova presidente da IALD

 

15. Catherine Otondo assume presidência do CAU/SP

 

16. Nadia Somekh é a nova presidente do CAU/BR