Uma das mais luxuosas lojas de departamento do mundo, a Selfridges de Londres ressuscitou um antigo ambiente de seu subsolo, desativado há décadas, que funcionou desde a fundação da loja, em 1909, como uma Silence Room – que, em português, significa Sala do Silêncio.
O arquiteto local Alex Cochrane é o responsável pelo projeto, que convida os consumidores a fazerem uma pausa em sua frenética compra e descansar o corpo, a vista e, principalmente, os ouvidos.
A sala, porém, está localizada entre dois elevadores, ao lado de movimentados corredores e cafés, e, portanto, não é totalmente à prova de barulho. Assim, o projeto de arquitetura também promove o relaxamento a partir da luminotecnia e do design de interiores.
O percurso começa com um convite para que todos retirem seus sapatos e, então percorram um corredor de luz difusa que termina em um salão retangular com sofás, camas e paredes estofadas, todos ideais para uma breve soneca.
Veja o site do arquiteto: http://alexcochrane.net