Design de Índio da Costa, Ohtake e Bratke pelas ruas paulistanas

O desenho de Guto Índio da Costa vai espalhar-se pelas ruas paulistanas nos próximos anos. É ele o autor do design dos quatro modelos de abrigos e pontos de ônibus que serão instalados pela capital pelo consórcio que venceu a concorrência e instalar e manter os novos abrigos (6.500) e os tótens (mais de 12.500) indicativos de parada de ônibus na cidade.

Índio da Costa criou as peças para o Consórcio PRA SP, integrado pelas empresas Odebrecht Transport, Rádio e Televisão Bandeirantes, Kalítera Engenharia e APMR. O grupo poderá explorar as peças (apenas os abrigos) com anúncios publicitários.

A localização dos abrigos e totens será indicada pela Secretaria Municipal dos Transportes. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras e a empresa municipal SPObras, que realizaram a licitação, o consórcio apresentou proposta de 167 milhões de reais pela exploração dos abrigos durante prazo contratual de 25 anos – desse valor, 40 milhões de reais serão pagos em até 90 dias a prefeitura.

O consórcio investirá, ainda, mais de R$ 300 milhões na instalação do novo mobiliário. Além dos abrigos e paradas de ônibus, São Paulo terá também novos relógios – nesse caso, o vencedor foi o Consórcio a Hora de São Paulo, composto pelas empresas JCDecaux Ameriques, JCDecaux do Brasil e Publicrono.

Os relógios digitais apresentados pelo consórcio vencedor foram desenhados pelos arquitetos Ruy Ohtake e Carlos Bratke. A Sirurb informou que serão instalados, no máximo, 100 relógios na área central e, no mínimo, 150 em cada uma das regiões da cidade: norte, leste, oeste e sul.

Para explora os relógios digitais, o consórcio ofereceu 68 milhões de reais e deverá pagar 40 milhões de rais em até 90 dias. O investimento previsto na instalação dos novos relógios é de de mais de R$ 240 milhões.