Debates tematizam o processo de formação e criação em arquitetura

Inspirando-se no livro ‘Gustavo Penna 73/83’, o ciclo de conversas é especialmente destinado a jovens arquitetos e estudantes para, de maneira crítica, pautar os “caminhos de formação” do profissional, bem como os processos criativos na arquitetura. Inscreva-se até 18 de novembro!

‘Arquitetura, Desenho e Palavra: 5 caminhos para a formação do arquiteto’ é o título desta sequência de conversas virtuais promovida pela KPMO Cultura e Arte, em parceria com a PUC-Poços de Caldas (MG), que acontece entre os próximos dias 7 e 11 de dezembro com a abordagem do processo de especialização do jovem estudante e arquiteto no ramo, assim como os meios criativos para se chegar à concepção de um projeto em pleno exercício da profissão.

A perspectiva parte do princípio menos usual de se abordar grandes obras arquitetônicas – ao invés de as tematizar concluídas, as discussões prometem pautar as fases de elaboração. O viés é inspirado na temática do livro ‘Gustavo Penna 73/83’, publicado em 2019 pela KPMO Cultura e Arte, onde é possível percorrer o caminho de amadurecimento do exercício criativo do renomado arquiteto mineiro em seus primeiros 10 anos de carreira, assim como o contexto da arquitetura de Minas Gerais no cenário brasileiro.

“A ótima repercussão do livro Gustavo Penna 73/83 entre professores e estudantes mostrou que os jovens universitários têm a necessidade de conhecer melhor o processo de criação arquitetônico. Muitos livros abordam a obra pronta e nossa decisão editorial em mostrar o processo criativo de Gustavo Penna abriu novas possibilidades de leitura de projetos icônicos, como a Academia Mineira de Letras, a Band-Minas, a Casa Pirâmide. Como todo processo de criação é cheio de idas e vindas, desenho e redesenho, delineamos esse ciclo de debates em parceria com a PUC-Poços de Caldas, com a participação de especialistas experientes, para dar a oportunidade aos estudantes de explorar esse processo ao máximo”, explicam Marcello de Oliveira e Keila Prado Costa, da KPMO.

Dentre as temáticas trazidas pela dupla – junto de Rosana Parisi, professora da PUC-Poços de Caldas e organizadora do livro de Penna, bem como dos grandes nomes: Gustavo Penna, Luís Antonio Jorge (FAU-USP), Flávio Carsalade (UFMG) e Rosane Beviláqua (Gerdau) – serão discutidas a importância do contexto e das preexistências territoriais, da liberdade no momento de colocar as ideias no papel, a arte de entender e respeitar a realidade local e sobre as inspirações próprias do quadro de profissionais promotores do evento. Mais informações sobre a programação completa estão disponíveis no site do evento.

As inscrições já estão abertas e vão até 18 de novembro pelo site da hotmart. Para participar dos cinco dias do ciclo de debates, o interessado deve investir R$150,00 – valor que lhe dá direito a um exemplar do livro Gustavo Penna 73/83 – título que também abre a coleção “Gustavo Penna: 50 Anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, composta por 5 volumes.

 

Ciclo de Debates: Arquitetura, Desenho e Palavra: 5 caminhos para a formação do arquiteto
Data 7 a 11 de dezembro de 2020
Inscrições até 18 de novembro, através do link
Valor R$ 150,00
Palestrantes Marcello de Oliveira; Keila Prado Costa; Rosana Parisi; Gustavo Penna; Rosane Bevilaqua (Gerdau); Ângelo Oswaldo; Luís Antônio Jorge; Esther Cervini; Maria Teresa Diniz e Flávio Carsalade
Organização KPMO Cultura e Arte e PUC-Minas Gerais