David Chipperfield é o vencedor do Praemium Imperiale de 2013

Concedido anualmente pela família imperial do Japão, o Praemium Imperiale acaba de anunciar os vencedores de 2013.

Concedido anualmente pela família imperial do Japão, o Praemium Imperiale acaba de anunciar os vencedores de 2013. Criada em 1989, a premiação engloba pintura, escultura, arquitetura, música, teatro e filme, categorias não consideradas pelo Prêmio Nobel.

Para participar, os canditados ao prêmio precisam ser recomendados por um conselho internacional, que conta com profissionais como Yasuhiro Nakasone, William Henry Luers, Lamberto Dini, François Pinault, Chris Patten e Klaus-Dieter Lehmann.

Escolhido por um comitê anônimo da Associação de Artes do Japão, o arquiteto britânico David Chipperfield é o vencedor da edição deste ano, ao lado do escultor Antony Gormley, produtor e roteirista Francis Ford Coppola, o pintor italiano Michelangelo Pistoletto e o maestro e tenor espanhol Plácido Domingo.

Atualmente, Chipperfield está trabalhando no “Marrakech Museum for Photography and Visual Art”. O projeto, a ser construído no Marrocos, será o maior museu independente do mundo, totalmente dedicado à fotografia.