(Foto: Domínio público)

Consórcio Smart Luz inicia transformações de infraestrutura urbana no Rio de Janeiro

Além da substituição de luminárias, outras tecnologias integram o programa que intenciona aprimorar sistemas da capital carioca

O bairro de Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, recebeu uma iluminação pública mais moderna e eficiente – o antigo sistema foi totalmente substituído por 275 luminárias LED em nove localidades. As obras, concluídas no último final de semana, são as primeiras entregas do consórcio Smart Luz, vencedor da Parceria Público-Privada (PPP) de Iluminação Pública do Rio de Janeiro.

A previsão é que as ruas da cidade estejam inteiramente iluminadas por LED dentro dos próximos dois anos, sendo que o contrato estabelece iluminação especial para 34 quilômetros de orlas, 101 parques e praças, 23 edificações e fachadas históricas e 12 espaços culturais e turísticos (incluindo esculturas e monumentos).

O consórcio, contudo, não se restringe às luminárias, uma vez que também visa implementar modificações em outras estruturas urbanas: 10 mil câmeras de monitoramento – sendo 40% delas com reconhecimento facial -; cinco mil pontos de acesso Wireless; quatro mil bueiros inteligentes – com coletores e sensores de resíduos sólidos nas entradas -; e 6 mil controladores semafóricos, que funcionam segundo a detecção do fluxo no trânsito. Para gerir os sistemas de iluminação e retromonitoramento, prevê-se a construção de um Centro de Controle Operacional.

“Várias áreas estão envolvidas e toda a cidade será alcançada por esse projeto, que traz inúmeros benefícios para o cidadão carioca. Pensamos em alternativas para que a cidade fique mais iluminada, mais conectada, mais segura e mais econômica. Com a substituição das luminárias atuais pelas de LED, a expectativa é que mais de R$ 120 milhões sejam economizados por ano, com a redução nas contas de consumo de energia do município”, explica Rosemary Macedo, Secretária Municipal de Fazenda e responsável pela condução da PPP.

De acordo com Carlos Sanchéz, presidente do conselho do Smart Luz: “A iluminação pública por LED é um importante indicador de desenvolvimento urbano. Nosso compromisso é levar seus benefícios para outros bairros da cidade”. A crença é que a modernização promova maior segurança a pedestres e motoristas principalmente durante o período noturno.

O processo de licitação teve início em meados de abril deste ano, já calculando um investimento total que beirasse R$ 1,4 bilhão em investimentos. Os consórcios Método/CRE, Smart Luz e Smart Rio participaram dessa primeira fase do procedimento, sendo devidamente credenciados pela Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Fazenda. Vencedora, hoje o Smart Rio tem oficializada em suas mãos a concessão do serviço de iluminação pública da capital carioca pelos próximos 20 anos. Vale destacar, que o mesmo grupo de empresas constituinte do Smart Rio presta os mesmos serviços em outras áreas do país e exterior.

Ainda, a PPP ocorre nos moldes da chamada contraprestação pecuniária, por meio da qual o município receberá como retorno cerca de 30% do montante arrecadado com a Contribuição sobre a Iluminação Pública (Cosip).