Museum for Architecture + Residences, por Sou Fujimoto Architects, vencedor da categoria Construção Tecnológica © Divulgação

Conheça os vencedores do WAFX Award 2021

Os doze projetos selecionados abordam de maneira assertiva grandes desafios arquitetônicos, que serão maiormente enfrentados nos próximos anos

O WAFX Award é concedido a projetos futuros que melhor identifiquem os desafios a serem enfrentados por arquitetos nos anos que se seguem. Neste ano, doze propostas integram a lista de selecionados pela comenda e, sabe-se que, dentre as abordagens feitas, abrangem desde o controle de pandemias, emergências climáticas, equidade social, identidade cultural, envelhecimento da população, abastecimento de alimentos, e mais.

 

Os vencedores do WAFX deste ano apresentam um conjunto inspirador de ideias e abordagens em relação a muitas das principais questões do nosso tempo. (…) Os arquitetos mostraram mais uma vez como o design pode ser implantado para enfrentar desafios e investigar oportunidades”, pontua Paul Finch, diretor do programa WAF.

 

O certame ainda reserva para a próxima semana, entre 12 e 14 de julho, a transmissão do WAF Futures, evento aberto e gratuito patrocinado pela GROHE, que congrega a shortlist da edição a competir nos principais prêmios WAF do próximo dezembro, em Lisboa, diante de um painel de jurados ao vivo que decidirá o vencedor de cada categoria, bem como a melhor proposta geral de todas as categorias.

Na ocasião, os proponentes concederão explanações sobre seus projetos a arquitetos e profissionais convidados do setor, e ao público em geral. Nos encontros serão abordados, portanto, temas ambientais, de abastecimento, envelhecimento populacional, saúde, cidades inteligentes, tecnologia digital e de construção, identidade cultural, éticas e valores, igualdade social, e outros.

 

Em um período de profundas mudanças mundiais, os arquitetos desempenharão papel importante na criação de edifícios, cidades, locais públicos e paisagens que respondam aos desafios já identificados. Há uma imensa quantidade de pesquisas sendo realizadas para as quais esperamos chamar a atenção e às quais pretendemos apoiar por meio de publicações, exposições e iniciativas de financiamento”, finaliza Paul Finch.

 

1. Categoria Envelhecimento Populacional

Taikang Community Gui Garden
Autor Sunlay

 

2. Categoria Clima, Energia e Carbono

Paradise, London
Autor Feilden Clegg Bradley Studios

 

3. Categoria Construção Tecnológica

Museum for Architecture + Residences
Autor Sou Fujimoto Architects

 

4. Categoria Identidade Cultural

Zayed National Museum, Abu Dhabi
Autor Department of Culture and Tourism-Abu Dhabi

 

5. Categoria Tecnologia Digital

Shenzhen Qianhai Telecommunication Centre
Autor Schneider+Schumacher International GmbH

 

6. Categoria Ética e Valores

#WeThePlanet Campus
Autor 3deluxe

 

7. Categoria Alimento

Cagbalete Sand Clusters
Autor Carlo Calma Consultancy Inc.

 

8. Categoria Saúde

The Deformable Modularized COVID-19 Epidemic Prevention Hospital, Shanghai
Autor School of Architecture & Design, China University of Mining and Technology

 

9. Categoria Reuso

Silo City
Autor STUDIO V Architecture

 

10. Categoria Cidades Inteligentes

Toyota Woven City
Autor B.I.G. Architecture D.P.C.

 

11. Categoria Equidade Social

A Resilient Duplex for Fort Severn First Nation
Autor Two Row Architect and KPMB Architects

 

12. Categoria Água

Horizon Manila
Autor William Ti, Jr.

 

 

Acesse

Vencedores WAFX Award 2021

Inscrições no WAF Futures

Shortlist WAF Award