Conheça os vencedores do Prêmio Design Jovens Talentos 2021

A edição recebeu 723 inscrições, provenientes de 23 estados e 132 universidades participantes, e atribuiu a premiação a apenas cinco propostas, além de duas menções honrosas!

 

Os ganhadores do Prêmio Design Jovens Talentos 2021 foram revelados no último 4 de novembro, em evento híbrido realizado nas dependências da Unibes Cultural, em São Paulo. Para a cerimônia estiveram presentes todos os finalistas e professores orientadores dos trabalhos.

Nesta edição o Prêmio Jovens Talentos recebeu o total de 723 inscrições, sendo 543 de estudantes e 180 de jovens profissionais, vindas de 23 estados brasileiros e 132 universidades participantes. Com objetivo em comum, todos os projetos buscaram materializar soluções transformadoras para necessidades do cotidiano, e o resultado é fruto de meses de trabalho conectando jovens talentos com profissionais da área por meio de bate-papos, imersões e palestras, onde vivências e trocas de experiências contribuíram para a formação dos designers brasileiros.

Para Bruno Assami, diretor executivo da Unibes Cultural e um dos jurados da edição, “poder ser um polo fomentador das novas cabeças inventivas e criadoras do design brasileiro é prazeroso”, e “representa uma chamada de esperança e perspectiva para as novas gerações que serão os futuros criadores dos valores simbólicos do nosso design brasileiro”.

Após o anúncio, os jovens designers e grandes destaques da noite tiveram a oportunidade de inaugurar a exposição física do Prêmio, ocupante do Lounge da Unibes Cultural até o próximo 17 de novembro. Lá é possível conferir os protótipos dos produtos vencedores da edição, bem como os projetos dos finalistas e os vídeos que marcaram a trajetória do concurso.

Conheça os grandes vencedores da edição!

Categoria Estudantes

1º lugar – Banco Palafita
Autoria
Atamar Lorrani de Oliveira Fonseca
Orientador Adriano Mol
Instituição Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

 

2º lugar – Mesa | Luminária Ocaso
Autoria
Vinicius da Silva Santos
Orientador Ivan Medeiros
Instituição Universidade Federal e Santa Catarina (UFSC)

 

3º lugar – Móvel UNA
Autoria
Bárbara Drews Wayhs
Orientadora Cassia Domiciano
Instituição Universidade Estadual Paulista (UNESP)

 

Categoria Profissionais Recém-formados

1º lugar – Poltrona João-de-Barro
Autoria
Gustavo Rinaldi G. Netto
Formação Centro Universitário Barão de Mauá – SP

 

2º lugar – Mesa Pool
Autoria
Suellen Mosson
Formação Universidade Positivo – PR

 

Menção Honrosa – Mesa/Banco Knob
Autoria
Breno Sá Leitão
Formação Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – PE

 

Menção Honrosa – Biombo Adapt
Autoria
Juliana Carolina de Oliveira
Formação Centro Universitário UNISOCIESC – SC

 

O Prêmio Design Jovens Talentos tem o intuito de contribuir com a formação dos jovens designers brasileiros, aproximando-os do mercado de trabalho e promovendo a habilidade individual para o desenvolvimento de produtos adequados à nossa realidade social, cultural e tecnológica. A proposta é que as Universidades incluam o tema anual do concurso na disciplina de projeto de produto dos cursos de Design de Produto, Design de Interiores, Arquitetura e Urbanismo e Tecnologia Moveleira.

São 16 instituições de ensino que concorreram ao prêmio: Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Universidade Positivo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias de São Paulo (IFSP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Centro Universitário Unisociesc, Centro Universitário Barão de Mauá, Universidade Paulista (UNIP), Centro Universitário Belas Artes, Universidade Católica de Brasília, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Salvador (UNIFACS) e Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Exposição do Prêmio Design Jovens Talentos 2021
Local
Unibes Cultural
Endereço Rua Oscar Freire, 2.500, São Paulo – SP | CEP: 05409-012 – ao lado da estação Sumaré do metrô (Linha 2 – Verde)
Período 5 a 17 de novembro de 2021
Funcionamento sábados, domingos e feriados, das 12h às 20h
Mais informações (11) 3065-4333

 

Acesse

www.premiodesign.com.br