© Giulia Bruno

Conheça os vencedores do 2º Prêmio Italiano de Arquitetura

A cerimônia de premiação aconteceu no último 24 de junho como parte da programação da Trienal de Milão. Além da honraria Melhor Edifício, foram entregues os Prêmios T Young Claudio De Albertis e Lifetime Achievement Award - todos permanecem expostos na Trienal até 22 de agosto

Na última quinta-feira, 24 de junho, integrou a programação da Trienal de Milão a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio Italiano de Arquitetura – uma iniciativa promovida pela Trienal e pelo Museu Nacional das Artes do Século XXI (MAXXI), com o apoio do Ministério da Cultura -, bem como o anúncio do resultado do Prêmio T Young Claudio de Albertis, dirigido a jovens arquitetos italianos e organizado pelo Comitê do Prêmio Claudio De Albertis.

“Todos os projetos finalistas e vencedores são caracterizados por extraordinária qualidade e elevado nível de inovação e experimentação. Em geral, a capacidade de regeneração urbana e reativação de espaços surge a partir do estudo e respeito pelo preexistente, tradições e território. Os projetos testemunham a capacidade de identificar soluções criativas e estabelecem diálogo frutífero com as comunidades envolvidas, ativando trocas virtuosas e processos relacionais”, declarou Stefano Boeri, presidente da Trienal Milão.

 

Vencedores e representantes presentes na cerimônia de premiação © Gianluca Di Ioia / Cortesia Trienal de Milão

 

Na categoria de Melhor Edifício construído nos últimos três anos, destacou-se Maria Giuseppina Grasso Cannizzo pelo projeto Casa-Asilo (2018), localizado em Mazzarone, Catania, e responsável por converter um jardim de infância em um programa residencial. O júri reconhece “valor de exemplaridade cívica e profissional pela capacidade de perceber as qualidades do edifício anônimo (…), reinterpretando-os em uma orquestração habilidosa de intervenções oportunas, discretas e imperceptíveis. Um projeto que devolve o sentido de tempo e pluralidade à vida da comunidade. Uma obra que nos convida a refletir sobre a responsabilidade do construir na realidade quotidiana”.

 

 

(…) Estou particularmente feliz que o Prêmio continue a contar a evolução da profissão de arquiteto em um panorama cada vez mais marcado pela presença de mulheres, coletivos, casais e grupos liderados por designers brilhantes e visionários”, explicita Giovanna Melandri, Presidente da Fundação MAXXI.

 

Já a menção honrosa foi atribuída ao Onsitestudio pelo centro desportivo Mapei Football Center (2019), situado em Sassuolo, Modena. Segundo o júri, “o novo Mapei Football Center destaca o papel cultural do ato de assentamento em um contexto antrópico, reunindo uma tradição de medição de terras agrícolas que reinterpreta à luz de uma decoração moderna e atribui a necessidade de uma comunidade para se festejar e se representar”.

 

 

 

© Filippo Romano, Stefano Graziani

 

Simona Della Rocca, co-fundadora do escritório BDR com Alberto Bottero, destaca-se no Prêmio T Young Claudio De Albertis pelo projeto da Escola Enrico Fermi (2019), em Torino, recebendo 12.000 euros. O projeto foi selecionado pelo júri “por sua capacidade de integrar positivamente novas instâncias didáticas na pesquisa arquitetônica. Engaja de forma incisiva com a estrutura existente, declinando elegantemente uma variação tonal de materiais. A arquitetura, por meio de seu resultado de composição, sugere a importância do espaço escolar na dinâmica atual, e oferece uma interpretação útil para a construção de novas referências sobre o espaço de formação”.

 

 

A menção honrosa foi atribuída a Margherita Manfra pelo CIVICO CIVICO (2020), em Riesi, Caltanissetta, um exemplo de requalificação de um bem através da oficina Laboratório Humano de Regeneração Territorial. De acordo com o júri, “por ser um exemplo virtuoso de recuperação, transformação e regeneração de um edifício pré-existente e por se basear num modelo inovador de autoconstrução capaz de envolver designers, trabalhadores locais, habitantes e jovens arquitetos, o projeto, através de um trabalho hábil no espaço, aberto e permeável, torna a dimensão privada em pública, sugerindo novos usos do espaço para dinâmicas relacionais, encontros e interação lúdica”.

 

© Giulio Marzullo

 

Valorizar a excelência dos jovens italianos no campo da arquitetura, confiando nos jovens designers e em sua visão de futuro, atribuindo-lhes não apenas reconhecimento, mas uma contribuição concreta para novos projetos ou formação, é o objetivo deste Prêmio”, pontuou Carla De Albertis, Presidente do Comitê do Prêmio Claudio De Albertis.

 

O Lifetime Achievement Award (em tradução, ‘Prêmio pelo conjunto de sua obra’) foi atribuído a Paolo Portoghesi, aprovado por unanimidade pelo júri “pelo seu papel central na definição e valorização da cultura arquitetônica italiana através das suas atividades teóricas e de design. Portoghesi contribuiu para a afirmação do pensamento pós-moderno na Itália aplicado ao projeto com grande perspicácia crítica. Sua curadoria da Exposição Internacional de Arquitetura de 1980 na Bienal de Veneza é memorável, e nos anos mais recentes se concentra na geoarquitetura, um conceito de arquitetura que respeita o homem, a natureza e a sustentabilidade, capaz de lidar com a cultura, história e o território”.

 

Paolo Portoghesi © Giovanna Massorbio

 

Na cerimônia de premiação participaram: Stefano Boeri, Presidente da Triennale Milano; Giovanna Melandri, Presidente da Fundação MAXXI; Lorenza Baroncelli, Diretora Artística da Trienal de Milão; Carla De Albertis, Presidente do Comitê do Prêmio Claudio De Albertis; Simone Gobbo, Vencedor do Prêmio T Young 2018; Bruno Dapei, Diretor da Comissão do Prêmio Claudio De Albertis.

Os projetos dos vencedores e finalistas do Prêmio Italiano de Arquitetura e do Prêmio T Young estão reunidos em uma exposição na Trienal de Milão, que estará aberta de 25 de junho a 22 de agosto de 2021.

 

 

Saiba mais

triennale.org