Conheça os selecionados da 2ª edição Guia IAB para Agenda 2030

Ao todo serão mais 51 projetos/planos a colaborarem com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU na Agenda 2030

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) anunciou os 51 projetos arquitetônicos e planos urbanísticos que compõem o 2º Guia IAB para a Agenda 2030. Os selecionados variam entre propostas localizadas em território nacional, ou no exterior, sob a premissa de terem sido elaborados a partir de 2015 e estarem de acordo a pelo menos um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Gostaríamos de felicitar a todes que participaram desse processo e reiterar nosso compromisso em realizar uma edição do Guia por ano até 2030 para destacar o trabalho que vem sendo desenvolvido por nosses arquitetes e urbanistas, bem como sensibilizar a comunidade arquitetônica e urbanística sobre a importância de nossos trabalhos para alcançar as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, pronuncia-se a entidade.

 

Em 2015, a ONU estabeleceu a Agenda 2030 e os 17 ODS com a intenção de que os países membros somassem esforços para o cumprimento das metas designadas – tais objetivos vão desde cidades e comunidades sustentáveis, consumo e produção responsáveis, bem como ao combate à fome e às mudanças climáticas.

 

© Via ONU

 

Guiado pelo mesmo eixo, em 2020, o IAB produziu a primeira edição da versão brasileira da publicação da Comissão da UIA, apresentando projetos de arquitetura e planos de desenvolvimento urbano no Brasil que colaboram com cada um dos 17 ODS. A proposta contou com diversas parcerias e apresentou, através de 51 exemplos, práticas sustentáveis presentes na arquitetura e urbanismo nacionais.

“Esse guia, ao elencar respostas aos objetivos de desenvolvimento sustentável adotados pelas Nações Unidas –resultado do trabalho de muitas equipes, em muitas frentes – demonstra o papel central que a arquitetura e o urbanismo têm na salvaguarda da vida no planeta. Em tempos obscuros e preocupantes, essa coletânea reacende a esperança e reanima o compromisso do IAB com nossa casa comum, lado a lado com todos aqueles que compartilham nossa luta por um mundo melhor”, afirmou Maria Elisa Baptista, Presidente do lAB, durante o lançamento da primeira edição do documento.

A previsão de lançamento dos Guias, conforme anunciado anteriormente, é julho de 2021, durante o 27º Congresso Internacional da União Internacional de Arquitetos (UIA2021RIO), edição que se realiza no Rio de Janeiro. “Além disso, serão lançadas as versões em inglês e espanhol da 1ª Edição do Guia e estamos trabalhando para realizar uma exposição dos projetos e planos das duas edições, também no âmbito do UIA2021RIO”, finaliza o IAB.

 

Confira os selecionados!

 

 

 

Saiba mais na revista PROJETO

Confira o Guia IAB para a Agenda 2030 (primeira edição)