© Cortesia de NPC Grupo Arquitetura

Conheça o vencedor do concurso de ampliação da unidade paulista Liceu Pasteur

Lançado em 2019, o certame convidou quatro escritórios de arquitetura para elaborarem propostas de expansão à sede tombada e originalmente assinada pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo

Presente em 135 países, desde 1923 a unidade Liceu Pasteur de São Paulo está sediada no bairro Vila Mariana, zona centro-sul da cidade, em prédio originalmente desenvolvido pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo e tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Praticamente centenária, a instituição de ensino vinha, desde 2018, atentando-se às modernizações e atualizações necessárias ao atendimento do contingente de estudantes, quando, em 2019, lançou oficialmente um concurso de projeto restrito a quatro escritórios de arquitetura – a saber: Bloch Arquitetura; Nucci Pietraroia – NPC Grupo Arquitetura; ReadyMake/Andrade Morettin Arquitetos Associados; e Triptyque – para efetivar a expansão de suas instalações.

De acordo com a avaliação das propostas encaminhadas, o Conselho Deliberativo da Fundação Liceu Pasteur declarou, ainda nesta semana, o vencedor do projeto desenvolvido pelo Nucci Pietraroia – NPC Grupo Arquitetura.

 

© Cortesia de NPC Grupo Arquitetura

 

Segundo o memorial de projeto, Como premissa, o projeto prevê a implantação da nova edificação mantendo afastamento em relação ao edifício histórico de 30 metros, de maneira a garantir perspectiva desobstruída. Outra diretriz fundamental foi evitar a criação de blocos especializados isolados – a proposta deve constituir um conjunto dinâmico que permita integração da preexistência às novas tecnologias, bem como às metodologias de aprendizagem.

 

A simultaneidade de funções promove a intensificação de trocas entre estudantes, professores e funcionários, o que é extremamente positivo para o processo de aprendizagem”, aponta o descritivo.

 

 

© Cortesias de NPC Grupo Arquitetura

 

Com essa estratégia, o projeto cria uma grande área verde no centro do lote, que preserva as qualidades ambientais existentes e configura novo ponto de encontro e de interação. “A área permeável não se limita ao atendimento da legislação, mas oferece lugar de encontros e de convivência ambientalmente valorizados”, continua o descritivo.

Com relação ao campo de rugby previsto no programa, o projeto prevê possível ampliação futura às dimensões oficiais de quadra – ao criar uma marquise, permite-se a implantação de um campo esportivo como um “teto jardim”. Já o auditório recorre à estratégia de abrir cenas também ao pátio coberto norte, ou ao foyer, junto ao pátio coberto sul.