Roca NeuroLAB / (Foto: Views Produções Artísticas)

Conheça o Roca NeuroLAB, primeiro laboratório de neuroarquitetura do Brasil

Instalado no showroom da Roca Brasil Cerámica, no Paraná, o laboratório liderará pesquisas sobre neurociência aplicadas à arquitetura e ficará aberto à visitação pública

O termo neuroarquitetura se refere ao estudo da neurociência aplicado à arquitetura, com o objetivo de entender como o cérebro reage a determinados espaços, que impactam diretamente na saúde e comportamento humano.

O estudo da neuroarquitetura é de extrema importância para os profissionais do ramo, pois auxilia na criação de ambientes mais humanizados, com projetos voltados ao bem-estar físico e emocional”, pontua Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica e especialista em Neurociência com ênfase em Marketing.

(Foto: Views Produções Artísticas)

 

A empresa, referência no setor de revestimentos cerâmicos e porcelanatos, se debruçou sobre o tema e se orgulha de inaugurar o Roca NeuroLAB, primeiro laboratório de neurociência aplicada a arquitetura no Brasil. “Nos unimos com a NeuroArq Academy, expert no assunto, e criamos um verdadeiro laboratório em nosso showroom, que será usado para experimentos relevantes para todo o mercado”, continua Christie.

Com 145 metros quadrados e localizado no showroom da Roca Brasil Cerámica, em Campo Largo (PR), o Roca NeuroLAB foi projetado para dar vida a um experimento científico que, com os conceitos da neuroarquitetura, busca por soluções que impactam positivamente o estilo de morar. Serão 120 participantes, com diversos perfis profissionais – como funcionários da própria fábrica, jornalistas, designers, arquitetos, publicitários – que, através de sua vivência no NeuroLAB, contribuirão diretamente para a pesquisa liderada pela NeuroArq Academy. O experimento teve início em junho, com resultados que serão publicados no final de 2022.

 

Entendemos que é papel da Roca Cerámica contribuir com a sociedade, oferecendo conteúdos relevantes, capazes de impactar diretamente no modo de se projetar”, afirma Schulka.

 

Christie Schulka, Marketing Manager da Roca Brasil Cerámica (Foto: Divulgação)

 

A experiência marca o início da parceria da Roca Cerámica com a NeuroArq Academy, em busca de soluções para ajudar arquitetos e designers a pensarem em ambientes melhores, que proporcionem bem-estar. Para isso, gadgets da mais alta tecnologia permitirão medir respostas fisiológicas dos participantes – como batimentos cardíacos e micro alterações na condutibilidade da pele das mãos através do suor – coletando dados que permitem analisar como nossos corpos e cérebros reagem a espaços e estímulos.

 

Estamos muito felizes com essa parceria com a Roca Cerámica para a construção de algo que será muito prático e inovador para o mercado da arquitetura, que é o lugar onde de fato podemos colocar em prática alguns dos conceitos das teorias que já viemos desenvolvendo dentro da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura, Neuroarq® Academy”, diz Priscilla Bencke que, ao lado de Gabi Sartori, são as arquitetas fundadoras da NeuroArq Academy.

 

 

Acreditamos na importância e no potencial dessa experiência para poder compartilhar todo esse conhecimento da neurociência aplicada à arquitetura, de uma maneira muito responsável e profissional. Entendemos que a utilização desse material servirá para o desenvolvimento de projetos de arquitetos e designers envolvendo a neurociência aplicada à arquitetura, assim como servirá de inspiração para as próximas experiências”, complementa Gabi Sartori.

 

Além do laboratório, com estudos que ficarão disponíveis para consulta de todos os profissionais da área, a Roca Cerámica preparou diversos conteúdos sobre o tema, incluindo um e-book introdutório sobre neuroarquitetura. “Esse é nosso primeiro passo. Pretendemos investir sempre, garantindo conteúdos de extrema relevância para arquitetos, designers e urbanistas”, finaliza Christie.

 

Sobre a Neuroarq® Academy

Pioneira do tema no Brasil, a Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura tem o objetivo de capacitar profissionais, disseminar conhecimento, desenvolver estudos e integrar múltiplas áreas a partir de uma visão sistêmica de espaço, comportamento e bem estar. Liderada pelas especialistas Priscilla Bencke e Gabi Sartori e destinada a arquitetos, designers, projetistas e demais interessados, a Neuroarq®️ Academy é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas que envolvem neurociência, psicologia, arquitetura, design e tecnologia, por meio de iniciativas como o Workshop de Neurociência e Arquitetura, o Laboratório Brasileiro de Neurociência e Arquitetura, o Grupos de Estudos Voluntários, a Plataforma de Conteúdos da Academia Brasileira de Neurociência e Arquitetura, além da NEUROARQ®️ DAY, Conferência Internacional de Neurociência e Arquitetura, que este ano foi realizado em outubro.

 

Sobre a Roca Brasil Cerámica

Inovação, tecnologia de ponta, alto padrão de qualidade, que se traduz na satisfação total dos nossos clientes, e visão de futuro, aliada com responsabilidade ambiental, norteiam o DNA da Roca Brasil Cerámica, sólida empresa global que figura como referência entre as maiores fabricantes de revestimentos cerâmicos do mundo, com suas marcas Roca Cerámica e Incepa.

Para tanto, investe constantemente em suas fábricas por meio de tecnologias que, junto ao time de desenvolvimento de produtos, assegura entregar ao mercado um robusto portfólio de peças que seguem as tendências da arquitetura e construção em total conformidade técnica – como é o caso da Supercompactadora Contínua +, adquirida pela Roca Brasil Cerámica em 2014, e com operação iniciada em 2015. Além dela, o processo de produção conta com um forno de 180 m e um sistema de polimento com 60 cabeças, capazes de diminuir o uso de energia, tornando o processo mais sustentável quando se comparado com as prensas tradicionais. Assim, sustentabilidade e beleza andam lado a lado, criando linhas com soluções para todos os ambientes do lar, com peças de pequenos e SuperFormatos, capazes de atenderem ao mercado de revestimento e moveleiro.

Desde o final de 2021 pertence ao Grupo Lamosa, empresa mexicana de atuação mundial com foco na fabricação e comercialização de revestimentos cerâmicos e adesivos. Possui um histórico de mais de 130 anos na indústria de materiais de construção, com operações em 9 países e 33 centros de produção nas Américas e na Europa. Hoje, o Grupo Lamosa ocupa a posição de líder nos mercados em que participa, sendo o segundo maior fabricante mundial de revestimentos cerâmicos com uma capacidade instalada anual de mais de 225 milhões de metros quadrados.