(Imagem: cortesia mmw.arch)
MMW (Mulher.Mujer.Woman) é um perfil do Instagram criado nos últimos meses de 2018 por duas amigas, Carol Vasques e Débora Boniatti, à época às voltas com a finalização das suas graduações em Arquitetura e Urbanismo: “Sempre falamos sobre a falta de referência e representatividade feminina na Arquitetura como profissão e área de estudo. Nossa intenção foi evidenciar a importância e relevância da mulher no passado, presente e futuro da profissão”, explicam Carol e Débora, esta última uma das vencedoras da edição atual (a 29ª) do concurso Opera Prima.
Através do formato de canal constantemente acessado, um dos diferenciais da página é a diversidade. Desde a sua criação, a MMW sempre ambicionou o alcance global, convocando mulheres de diferentes países e culturas a compartilharem não apenas os produtos do seu talento, mas também suas aspirações pelo protagonismo feminino na profissão. Por isso, hoje, ao acessar o perfil, vê-se diversos estilos e formas de representação de diversas partes do mundo, sem restrições. Atualmente, a página já concentra em torno de 150 colaboradoras de mais de 40 países com publicações registradas.
É importante salientar que são expostas não apenas arquitetas, mas também homens que tenham trabalho em coautoria com mulheres. Dessa forma, projetos que sigam esse primeiro pré-requisito e tenham gráfica/representação interessantes, passarão pela curadoria e poderão ser compartilhados nas postagens. Ainda, pode-se incorporar à página todas as categorias de projetos, seja em fase de desenvolvimento ou já edificadas.
Carol e Débora salientam o seu desejo de atingir o público de forma democrática, sem qualquer efeito segregativo possivelmente causado pela especialidade do conteúdo exposto. Até agora, acreditam terem sido bem-sucedidas: “Nossos seguidores estão igualitariamente distribuídos entre os dois gêneros, o que nos demonstra não somente a qualidade dos projetos divulgados, mas também o interesse que eles despertam no campo profissional. Atualmente nosso público é predominantemente do Brasil, Itália, Estados Unidos, Espanha e Reino Unido. Ainda, a faixa etária principal que atingimos é dos 18 aos 34 anos, ou seja, estudantes e arquitetos jovens, mas também temos uma porcentagem significativa de seguidores a partir dos 35 anos – atuantes há mais tempo no mercado”.
Conheça o perfil oficial @mmw.arch.