Conheça a programação do FIAC 2022 e participe!

A 20ª edição do Dia do Arquiteto do Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo acontece no próximo 10 de março (quinta-feira) e traz em seu quadro de convidados Charles Renfro (Diller Scofidio + Renfro); Gringo Cardia (Gringo Cardia Design); e Laurent Troost. Na sequência o público confere o lançamento oficial do Anuário PROJETO + Galeria da Arquitetura 2022, com uma conversa entre Rodrigo Ohtake, Luisa Konzen, Laurent Troost, Fernando Mungioli e Evelise Grunow. Inscreva-se!

 

Realizada entre os dias 8 e 11 de março de 2022, a Expo Revestir promove paralelamente o Fórum Internacional de Arquitetura e Construção (FIAC) com diferentes temáticas em cada um dos quatro dias da feira, desta vez organizada nos formatos presencial e remoto – isto é, os eventos oficiais que ocorrem paralelamente à feira seguirão por apresentações on-line, sem fronteiras, distribuindo-se em dois dias da programação: Dia do Designer de Interiores, em 9 de março, seguido pelo Dia do Arquiteto, em 10 de março.

Além de mídia oficial, a revista PROJETO também é responsável pela curadoria do Dia do Arquiteto, que, nesta edição, comemora os 20 anos do FIAC e reúne um grupo de renomados arquitetos nacionais e internacionais para discutir, com diferentes olhares, a arquitetura e o urbanismo no mundo a partir de suas próprias trajetórias de atuação profissional.

Com início às 15h, o programa contará com a participação ilustre de Charles Renfro, sócio do escritório multinacional Diller Scofidio + Renfro; além do debate conduzido pelo eixo temático “Cultura e Cidade”, com os convidados Gringo Cardia, arquiteto gaúcho multipremiado e fundador do Gringo Cardia Design, e Laurent Troost, arquiteto belga e residente no Brasil desde 2008, reconhecido como expoente na arquitetura ambientalmente responsável – a conversa será mediada por Fernando Mungioli e Evelise Grunow, da Revista PROJETO.

Ademais, às 16h45, o programa reserva-se ao lançamento oficial do Anuário Revista PROJETO 2022, apresentado e mediado por Fernando Mungioli e Evelise Grunow, respectivamente, em conversa aberta com Rodrigo Ohtake, Luisa Konzen e Laurent Troost, contando sobre seus projetos e suas realizações integrantes do conteúdo editorial da edição, que compila 50 obras e 10 projetos como retrato da expressiva arquitetura brasileira nos últimos 12 meses.

Vale destacar que o FIAC já recebeu ilustres figuras do setor, dentre elas Paulo Mendes da Rocha, Toyo Ito, Elizabeth de Portzamparc, Christian de Portzamparc, Sou Fujimoto, Kengo Kuma, Eduardo Souto de Moura, Maki Onishi, Karim Rashid, Isaac Safdie e Sean Sensor (Safdie Architects), Gustavo Penna, representantes dos grandes escritórios Andrade Morettin, Biselli Katchborian, Loebcapote, MMBB, Nitsche Arquitetos, MM18 e mais.

Para participar é preciso que o interessado se credencie na Expo Revestir. O Dia do Arquiteto é uma realização da Expo Revestir e Anfacer, promovido pela Revista PROJETO, patrocinado por Coral e Dexco, e conta com o apoio de Artefacto.

 

Programação

15h Abertura Institucional
15h05 Charles Renfro, Arquiteto (EUA)
15h45 Debate “Cultura e Cidade”, com Gringo Cardia Design e Laurent Troost
16h45 Lançamento Anuário Revista Projeto 2022

 

Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo – Dia do Arquiteto
Local
 Plataforma Expo Revestir
Data 10 de março de 2022
Horário 15h às 17h30
Inscrições gratuitas pelo site oficial da Expo Revestir/FIAC

 

Mais informações

Charles Renfro

Sócio do renomado escritório Diller Scofidio + Renfro (DS+R), o arquiteto estadunidense liderou projetos audaciosos e inovadores, que promovem o diálogo entre a cidade e as pessoas, como parques públicos, salas de concerto e universidades mundo afora. Entre os destaques de seu portfólio estão o Zaryadye Park, em Moscou, e a Escola Tianjin Juilliard, na China. Renfro também foi o parceiro responsável por muitos projetos de construções acadêmicas, como as universidades de Stanford, Berkeley e Columbia.

Linhas contemporâneas usadas com genialidade, luz natural em abundância, interatividade e a integração entre arquitetura e artes visuais são premissas fundamentais no trabalho do arquiteto.

Além de lecionar em diferentes instituições norte-americanas, Renfro também é co-presidente da BOFFO, uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo desenvolver arte e design nos campos da inovação e experimentação.

 

Gringo Cardia

É artista e arquiteto graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele criou uma nova linguagem na cenografia e design gráfico. Em 2013, junto com o japonês Shigeru Ban e Francis Kéré, de Burquina Fasso, renovou inteiramente o antigo Museu da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, dos anos 80;

 

‍Laurent Troost

É mestre em arquitetura e urbanismo pelo Institut Supérieur d’Architecture Intercommunal Victor Horta, em Bruxelas, e pós-graduação em Geografia e Cidades pela Escola da Cidade, em São Paulo. Trabalhou em diversos escritórios importantes, entre eles o OMA, de Rem Koolhaas, o Studio Arthur Casas e o Bernardes Arquitetura, antes de constituir escritório próprio, em Manaus. Foi  também Diretor de Planejamento Urbano na Prefeitura de Manaus de 2013 a 2020.