© Cortesia The Douglass 18 Miniature Golf Course

Conheça a programação da Bienal de Arquitetura de Chicago 2021

Com o tema ‘The Available City’, a edição destacará áreas urbanas inutilizadas como potenciais espaços comunitários

A Bienal de Arquitetura de Chicago tornou pública a programação de eventos, palestras, workshops e performances da edição 2021 que, conduzida pelo eixo temático ‘The Available City’, também título da bienal, destacará as potencialidades de áreas urbanas inutilizadas como oportunidade para a geração de espaços comunitários. O evento estreia presencialmente no próximo 17 de setembro, em 12 localidades da cidade, e apresenta 16 intervenções que ativam terrenos não utilizados. Ainda, o programa é complementado pelas atividades on-line que estão ocorrendo desde 17 de agosto.

Com curadoria de David Brown, os projetos são desenvolvidos por 68 colaboradores, que exploram diferentes cenários para ativação de lotes em diferentes bairros de Chicago. Constituídas em conjunto à comunidade local, as intervenções na cidade ganham palestras, ensaios e oficinas que discutem a relação entre população e espaço público.

A título de curiosidade, o evento remoto ‘Reimagined Space: The Douglass 18 Miniature Golf Course’ (foto do início) examina o caso de um campo de golfe em miniatura que, após anos de subutilização, foi convertido em espaço comunitário por meio de processos colaborativos.

Já na parte de programas de parceiros, o ‘You Are Here: The Emerald Camino Project’ apresenta performances de caminhada ao longo das avenidas que conectam os parques de Chicago, enquanto o workshop ‘Community Day At Anthony Overton’ apoia os esforços de autodeterminação da comunidade e cooperação criativa.

Sabe-se que, durante a Bienal, os locais das instalações serão ativados por meio de apresentações e workshops desenvolvidos em colaboração com organizações de bairro, escolas locais e residentes. É possível conferir o programa através do site oficial do evento, porém, o calendário completo será lançado nas próximas semanas, com atualizações contínuas.