O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) oficializou a candidatura do Rio de Janeiro como cidade-sede do 27º Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA) por meio de um site lançado no último dia 27: o UIA2020Rio.
Nele, podem ser conferidas as propostas para o evento que acontecerá em 2020, data em que o IAB completa um século de sua fundação, além de cartas de apoio, programação, opções de hospedagem e informações adicionais.
Rio de Janeiro formaliza candidatura para sediar congresso da UIA
Com o tema sugerido “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a proposta do IAB pretende abordar o papel da arquitetura no contexto urbano atual – múltiplo e diverso. Segundo nota publicada no site, o Brasil é o cenário ideal para representar este contexto, uma vez que “apresenta inúmeras possibilidades da arquitetura do século 21: da pobreza ao dinamismo das favelas, dos ricos enclaves e da pobreza dos enclaves, do espaço público da interação e do espaço do monofuncionalismo”.
Com apoio dos governos municipal, estadual e federal, a proposta UIA 2020 Rio tem até local definido para acontecer: o Riocentro, espaço de convenções localizado na Barra da Tijuca que acomoda até 20.000 pessoas simultaneamente.
A região, que está em processo de desenvolvimento para os Jogos Olímpicos de 2016, ainda conta com uma oferta ampla de hotéis e serviços para os visitantes.
Ainda de acordo com o IAB, a oportunidade será fundamental para reforças os vínculos dos profissionais latino-americanos do setor com a UIA, uma vez que o Congresso não acontece na região desde 1978.
Paris e Melbourne, na Austrália, concorrem com a candidatura brasileira para ser a cidade-sede do evento.