Foto: Leonardo Finotti

Confira os vencedores do Prêmio APCA 2020

Na categoria Arquitetura, destacam-se a obra Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41, o ato “Marcha à Ré”, de Nuno Ramos e Teatro Vertigem, além do Padre Júlio Lancellotti para “Urbanidade”

A Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) publicou na noite da última segunda-feira (18/01) a lista dos premiados da edição 2020 nas categorias Arquitetura, Artes Visuais, Cinema, Dança, Literatura, Música Popular, Rádio, Teatro, Teatro Infanto-Juvenil e Televisão.

Em 2020, as artes enfrentaram a pior de suas crises estruturais dos últimos tempos: política e de saúde pública. A união de nossos artistas provou mais uma vez que juntos somos mais fortes e que sempre sairemos vencedores. Tudo isso acabou oferecendo aos críticos da APCA um outro olhar para a produção artística, agora com o território ampliado pela virtualidade”, pontuou ao Isto É, Celso Curi, presidente da APCA.

Devido aos impactos decorrentes da pandemia ocasionada pelo coronavírus, neste ano as áreas optaram pela realização de uma premiação com menos categorias, em caráter de excepcionalidade. Tanto cerimônia quanto formato de entrega do troféu aos contemplados ainda não foram definidos.

No que concerne à Arquitetura, o parecer foi apontado pelo júri composto por Abilio Guerra, Fernando Serapião, Francesco Perrotta-Bosch, Gabriel Kogan, Guilherme Wisnik, Luiz Recaman, Maria Isabel Villac, Mônica Junqueira de Camargo, Nadia Somekh e Renato Anelli. A seguir, os vencedores:

 

Obra de arquitetura

Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41 [veja completo, em primeira mão, na Revista PROJETO]

 

Fronteiras da arquitetura

Marcha à Ré, de Nuno Ramos e Teatro da Vertigem

 

Urbanidade

Padre Júlio Lancellotti

Foto: CC BY 3.0 br