Confira o resultado do Prêmio Novos Arquitetos DOCOL

A honraria foi dedicada a jovens talentos do ramo de arquitetura e design que elaboraram projetos a partir de produtos da DOCOL


Cozinha Park, projeto em primeiro lugar no Prêmio Novos Arquitetos DOCOL (Imagem: Divulgação)

Foram anunciados os ganhadores do Prêmio Novos Arquitetos DOCOL 2019, cujo intuito é o de fomentar, na classe de estudantes de arquitetura e design, a criação de projetos a partir da especificação de produtos da marca, conferindo, em seu meio profissional, reconhecimento e visibilidade àqueles vencedores da competição.

Neste ano, o edital delegava a incorporação de itens das linhas DocolOzônio ou Mix&Match nas propostas. O primeiro colocado – encabeçado por Jonathan Oliveira, Andreia Chapini e Matheus Moreira, da UniCesumar de Maringá – lançou mão de produtos que compõem a primeira linha. Com o projeto Cozinha Park, a equipe se baseou na frase do arquiteto João Vilanova Artigas: ‘’A cidade é uma casa, a casa é uma cidade’’ e produziram uma cozinha aberta ao público implantada no Parque do Ingá, da mesma cidade.

Para Angelo Bucci, titular do SPBR Arquitetos – também jurado do prêmio juntamente a Gui Mattos, Baba Vacaro e Maurício Arruda: “O projeto Cozinha Park, de Andreia Chapini, Jonathan Oliveira e Matheus Moreira, sob orientação de Paulo Renato inova na abordagem, oferece a cozinha à cidade como se abrisse as portas de casa ou se domesticasse o espaço público do Parque do Ingá em Maringá”.

Já o segundo lugar ficou a cargo do projeto Banheiro Borogodó, do grupo da Universidade Federal de Santa Catarina composto por Wolfgang Fischer, Julia Stopasolla e João Victor Ortiz. Inspirado na Bossa Nova, a proposta se embasa em elementos naturais que conectam ao passado para integrar interno-externo e transformar o espaço em uma continuidade da paisagem brasileira.

A Cozinha ECO, ocupante da terceira posição, é dos estudantes de arquitetura e urbanismo Yasmin Antunes, Leticia Gandara e Danniel Felipe Saczk, da Universidade Tuiuti, no Paraná. O foco conceitual do projeto é o contraste entre tecnologia e natureza, aplicado no uso dos materiais como madeira de reflorestamento e soluções DOCOL.
Os estudantes realizaram provas complementares e as equipes mais bem colocadas nessas etapas tiveram a oportunidade de duas mentorias com renomados escritórios de arquitetura: Nitsche Arquitetos, BLOCO Arquitetos, Estúdio 41, RUA Arquitetos e SuperLimão.

A premiação concedeu, ao primeiro colocado, passagens aéreas e estadia em Milão, concomitantemente à Semana de Design de Milão. Para segundo e terceiro lugares, viagens à fábrica da DOCOL.