Confira novo livro “Sítio Roberto Burle Marx”

A publicação, impressa ou digital, conta sobre vida e obra do grande artista e paisagista brasileiro, além de trazer rico conteúdo acerca de seu patrimônio botânico localizado na capital carioca

Já distribuído gratuitamente em bibliotecas, museus e universidades, a mais nova publicação “Sítio Roberto Burle Marx” também se encontra disponível ao público em versão impressa e digital, esta última com a possibilidade de ser baixada gratuitamente.

Localizado em Barra de Guaratiba, bairro da Zona Oeste do Rio, o Sítio Roberto Burle Marx, casa do paisagista entre 1973 e 1994, traduz-se como espaço singular, que dispõe de um acervo botânico de mais de 3.500 espécies, bem como pinturas, gravuras, cerâmicas, tapeçarias, murais, painéis de azulejos, mobiliário, e mais – uma coleção particular de Burle Marx com obras de sua autoria e de outros artistas.

Tal espaço exuberante está sintetizado no novo livro que, além de um vasto material fotográfico, inclui artigos de autoria de diversos especialistas em arquitetura, paisagismo e artes visuais.

Em suma, os textos analisam aspectos da biografia e múltipla produção de Burle Marx, repassam a história do processo de tombamento do local e apresentam o conjunto edificado, como os viveiros e jardins, com destaque para a casa do artista, onde está exposta sua coleção reunida ao longo da vida. Com imagens de todos os ambientes, o livro possibilita ao leitor percorrer cada cômodo e conferir a ampla diversidade do eclético acervo da instituição, que inclui arte cusquenha, pré-colombiana, sacra e popular brasileira.

Ainda a cronologia dos principais projetos paisagísticos assinados por Burle Marx complementa a publicação, que realça a grandeza do patrimônio preservado pelo Sítio e sua importância como lugar de memória da ilustre personalidade.

Com 309 páginas e ricamente ilustrado, o livro foi desenvolvido como parte de um amplo projeto de requalificação, realizado pelo Intermuseus, com apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, por meio da Lei de Incentivo à Cultura e em parceria com o Sítio Roberto Burle Marx/Iphan.

 

Livro Sítio Roberto Burle Marx
Características
309 páginas, il. capa dura
Organização Claudia Maria P. Storino e Vera Beatriz Siqueira
Textos Andrey Rosenthal Schlee, Claudia Maria P. Storino, José Tabacow, Vera Beatriz Siqueira, Yanara Costa Haas.
Projeto gráfico Dupla Design
Coordenação editorial Expomus
Edição Intermuseus e Sítio Roberto Burle Marx/Iphan
E-book – download gratuito através do link

 

Informações sobre o livro impresso
Sítio Roberto Burle Marx – [email protected]