Concurso Projetar explora tema urbano com revolução digital

A proposta consiste em elaborar um objeto de convivência atrativo, efêmero e dotado de tecnologia: um Parklet 4.0. Inscreva-se até 18 de maio!

O 34º concurso de arquitetura do Portal Projetar propõe a acadêmicos e jovens profissionais o desafio de criar, em local à própria escolha, um Parklet 4.0, cujo objetivo explore as interseções entre arquitetura e tecnologia como um espaço de convivência urbana no âmbito da indústria.

Como um projeto efêmero de pequena escala e rápida implantação, cujo propósito é promover a convivência urbana, o parklet é objeto ideal para que esta experimentação se materialize, tendo como principal desafio projetual torná-lo convidativo para uma apropriação adequada e democrática.

Os interessados têm até o dia 18 de maio para se inscreverem – a participação só será efetivada mediante a comprovação do pagamento da taxa (R$ 49,00). As propostas podem ser entregues até 25 de maio. Integram o júri os arquitetos André Procópio, sócio fundador do Metamoorfose Studio; Guilherme Ostenblad, fundador da Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design; e Lula Gouveia sócio do SuperLimão Studio.

A ideia do concurso surge deste período de isolamento social em razão da pandemia causada pelo COVID-19, quando se explicita a carência de convívio em espaços urbanos como uma das fontes fundamentais para saúde física e mental. Ao mesmo tempo, nota-se o papel central da tecnologia em favor da superação de tal dificuldade.

São as adaptações criativas ao uso de ferramentas já conhecidas que possibilitam a superação do distanciamento e é a intersecção entre convívio social e tecnologia que inspira esse desafio arquitetônico mesclando ambos os universos. Pretende-se explorar um universo de possibilidades projetuais aberto pela e para a iminente revolução digital.

Acesse o edital completo e participe!